PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO AGIR QUANDO UM FILHO TEM MUITO CIÚME DO OUTRO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

O QUE FAZER QUANDO UM FILHO TEM MUITO CIÚME DO OUTRO – O ciúme, embora não seja um sentimento bom, está constantemente presente na vida das pessoas, e não apenas nas relações românticas, como entre amigos, familiares e mesmo de objetos. Com as crianças não é diferente, por isso, os pais devem saber como agir quando um filho tem muito ciúme do outro.

COMO AGIR QUANDO UM FILHO TEM MUITO CIÚME DO OUTRO

O mais comum é quando a criança pequena descobre que terá um irmãozinho, a partir desse momento, conforme a sua idade, surge um monte de dúvidas e, principalmente, o ciúme. Ao saber o que fazer quando existe ciúme do irmão, entretanto, os pais conseguem driblar a situação e eliminar problemas futuros. Para entender a melhor maneira de como lidar com ciúmes com o irmão é preciso compreender, antes, o que motiva esse sentimento.

Quando a criança tem de dois a quatro anos, o seu mundo se resume aos pais e, por isso, a chegada de um irmãozinho pode abalar a sua estrutura, com o medo de ficar para trás. No entanto, após esse período é mais fácil da criança aceitar o bebê que virá, pois começa a ir para a escolinha e a conhecer outras crianças e o seu mundo se amplia e a necessidade pelos mais reduz um pouco.

Sinais de que é preciso saber como lidar com ciúme do irmão

Existem alguns sinais bem peculiares e que identificam quando a criança pequena está com ciúmes do seu irmão. Os indícios mais comuns são quando ela faz birra para ir à escola, principalmente, afirmando que não gosta da professora e que não tem amigos lá. Isso é para que possa ficar perto da mãe.

A criança também começa a se isolar, fica em silêncio ou emburrada, diferente de como costuma agir antes. Ela também pode se tornar agressiva, tentando bater no recém-nascido, puxando o cabelo ou fazendo outras maldades. Essas situações são as que mais costumam preocupar os pais, pois isso, saber como agir quando um filho tem muito ciúme do outro se torna urgente.

Crianças com ciúmes também costumam mostrar regressão, voltando a fazer o que tinham parado, como fazer xixi na cama, querer usar chupeta e mamadeira (no caso de já ter parado) ou mesmo regride no seu jeito de falar. Chamar a atenção é o mais evidente de todos os sinais.

Dicas do que fazer quando existe ciúme do irmão

Esses momentos são bastante delicados, mas é preciso seguir algumas dicas para que a paz volte a reinar no seu lar. O primeiro ponto é não brigar com a criança ciumenta quando ela tiver algumas das atitudes citadas ou outras que se traduzam por ciúmes.

Com o castigo, o ciúme apenas vai aumentar, sendo o ideal conversar com ela, explicando que você ama os dois da mesma forma. Também é importante que você siga a rotina, inclusive, em relação às atividades que sempre teve com o seu filho mais velho. Se vocês faziam atividades juntos, não as abandone. Dê atenção a ele, passeiam juntos, etc.

Crianças pequenas têm maior dificuldade de encarar mudanças bruscas em sua vida. Se por alguma razão você precisa parar de realizar uma atividade com ele, explique o motivo, mas procure algo que vocês possam fazer juntos para compensar.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!