PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO AGIR QUANDO SEU FILHO MENTE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

O QUE FAZER QUANDO SEU FILHO MENTE – É normal que as crianças mintam, inclusive quando pequenas, até por volta dos cinco anos de idade. No entanto, elas são resultado do fato delas não saberem separar a fantasia do real. Diante disso, para saber como agir quando seu filho mente, primeiramente resista em dar uma bronca, pois a imaginação é parte inerente do crescimento da criança.

Assim, a partir dos seis anos, embora o seu filho ainda continue brincando com a imaginação, ao criar situações que não são reais, o ritmo de invenções diminui e ele percebe melhor a realidade. Pode-se dizer, portanto que a mentira torna-se intencional apenas a partir dos sete anos, quando os pequenos já entendem a diferença entre verdade e mentira.

COMO AGIR QUANDO SEU FILHO MENTE

Além disso, entender o motivo pelo qual isso está acontecendo é o passo mais importante para aprender como agir quando seu filho mente. As crianças podem ter como origem o medo de repreensões, para escapar de responsabilidades, chamar a atenção ou mesmo para melhorar a autoestima. Os filhos também podem ter o costume de mentir quando percebem que os pais fazem o mesmo.

Dicas de como agir quando seu filho mente para você

Já quanto ao que fazer quando filhos mentem, é preciso atentar para alguns pontos principais, entre eles, nunca conversar com a criança quando estiver nervoso. Se a mentira foi séria, é preciso estar tranquilo para conversar com o seu filho, além de não induzi-lo à mentira. Um exemplo disso é perguntar o que aconteceu e não perguntar se determinado fato aconteceu.

O que fazer quando filhos mentem consiste, ainda, em explicar para as crianças que elas não podem mentir, que é sempre importante dizer a verdade. Explicar as consequências que uma mentira pode ter é a melhor forma de ensinar uma criança a necessidade de não faltar com a verdade. Porém, quando ela mentir, procure saber o porquê dela ter feito isso, será melhor para explicar o problema das mentiras e mesmo identificar algum problema que a criança esteja tendo.

Outra entre as dicas de como agir quando seu filho mente é sempre ser claro ao falar com os seus filhos, pois eles podem repetir o erro justamente por não terem entendido. Já chamar a criança de mentirosa e compará-la ao Pinóquio não é a postura adequada, pois ela vai perceber que o seu nariz não vai crescer se mentir e aí quem será o mentiroso será você.

Manter um diálogo permanente com o seu filho, com afeto e compreensão é a melhor maneira de criá-lo.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!