PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO AGIR QUANDO FILHOS GRANDES FAZEM XIXI NA CAMA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

Se uma criança de até cinco anos continua fazendo xixi na cama, o problema é ainda considerado normal por especialistas, que contam com algumas dicas simples para contornar a situação. Entretanto, muitos pais não sabem como agir quando filhos grandes fazem xixi na cama. Isso porque antes dos cinco anos, o controle da criança sobre sua urina ainda não é completo, porque seu organismo ainda está em amadurecimento.

Dados de pesquisas da International Children’s Continence Society indicam que até 20% das crianças com cinco anos molham a cama. Entretanto, existe uma alta taxa anual de cura espontânea para este problema da perda involuntária de urina à noite, chegando a 14% dos casos de crianças maiores. O esfíncter é o músculo anular que serve para abrir e apertar ductos, canais ou aberturas do corpo e o controle deste músculo é algo que faz parte do aprendizado da criança. Se esta condição persistir para além dos cinco anos, é recomendado procurar por um especialista e averiguar quais são os motivos, garantindo que a disfunção não seja relacionada a algum problema fisiológico.

COMO AGIR QUANDO FILHOS GRANDES FAZEM XIXI NA CAMA

Especialistas dizem como agir quando filhos grandes fazem xixi na cama

Especialistas alertam que os pais não podem ter vergonha de relatar a situação durante a consulta, mas isso acaba acontecendo por elas acreditarem que são as únicas famílias a sofrer com este problema.

É comum que os pais procurem uma ajuda médica para esta condição somente quando o ato de o filho fazer xixi na cama se torna um problema social, quando a criança passa a se incomodar com isso e sofre, como por exemplo, ter de deixar de dormir na casa de um amigo, com medo de passar vergonha. Entretanto, além de saber qual a causa, os pais precisam ainda ser orientados sobre como agir quando filhos grandes fazem xixi na cama.

Se já foi descartada a existência de doenças relacionadas, o fator genético por ser a causa da criança estar urinando na cama sem perceber. Se por acaso um dos pais tiver sofrido do problema, o risco da criança desenvolver o mesmo problema é de 45%. O número sobe para 75% se os dois pais tiverem enfrentado a situação.

Tirando a questão genética, existem ainda outras três causas principais que podem interferir:

3 Principais causas do xixi na cama

1. Dificuldade em levantar da cama no momento em que a bexiga já está cheia

2. Aumento da produção de urina durante a noite

3. Bexiga com pequena capacidade de armazenamento

No segundo caso, o problema pode ser decorrência da deficiência na produção de hormônio antidiurético durante o período de sono. Enquanto isso, no caso da bexiga com pequena capacidade de armazenamento, pode ocorrer também o fato de a criança sofrer problemas de incontinência durante o dia. Nos casos do aumento da produção de urina durante a noite e da bexiga com pequena capacidade de armazenamento existem medicamentos para o tratamento específico do problema. Quando há dificuldade em levantar da cama para fazer xixi, pode ser realizada a terapia do alarme, mas é preciso encontrar algum centro de atendimento a esta disfunção.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!