PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO AGIR QUANDO ALGUÉM TENTA FAZER CHANTAGEM

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

Chantagem é um tipo de comportamento que pode ocorrer em diferentes tipos de relações, no ambiente de trabalho, entre amigos, familiares e mesmo casais. Como agir quando alguém tenta fazer chantagem é muito importante, da mesma maneira como identificar uma pessoa que está sendo chantagista. Isso porque nem sempre nos damos conta do seu jeito de agir para conseguir o que deseja.

Embora a chantagem considerada mais séria, quando envolvem negócios ou a disputa de poder, assim, uma pessoa que tem informações importantes que podem prejudicar alguém se aproveita da situação, há também a chantagem emocional. Esse tipo é mais comum nas relações familiares e afetivas, assemelhando-se à manipulação. Ou seja, quem faz a chantagem emocional manipula a outra pessoa em busca do que quer.

COMO AGIR QUANDO ALGUÉM TENTA FAZER CHANTAGEM

Para tanto, em geral, os indivíduos que fazem uso desse mecanismo de persuasão costumam de fazer de “vítimas” e de “coitadinhos”, com o intuito de fazer a outra pessoa de sentir culpada, o que facilita o alcance do seu objetivo. Por isso, antes de se culpar por alguma coisa, diante uma situação dessas, avalie a situação para saber como agir quando alguém tenta fazer chantagem.

Ao identificar uma pessoa que está fazendo uso da chantagem para conseguir o que quer, mantenha-se firme. O mais comum é que a pessoa que sofre a chantagem sinta pena, podendo até mesmo se culpar pelo mal que o acomete. Porém, é necessário enxergar a situação de forma racional.

Uma dica do que fazer quando alguém faz chantagem é questionar o chantagista, para que ele argumente a seu favor. É bem possível que vá apenas repetir o seu lamento ou cair em contradição, ficando claras as suas suspeitas de que se tratava de uma forma de manipulação.

Casos de manipulação por meio da culpa são comuns nas relações afetivas a dois e mesmo entre filhos com os seus pais/mães. Assim, as chantagens acontecem quando um quer convencer o outro no sentido de conseguir alguma coisa que queira, podendo ser permissões e não necessariamente coisas materiais.

A criança faz birra, chantageando os pais para que a deixe brincar até mais tarde ou que ela possa ir a algum lugar. Também há situações em que a criança queira que os pais comprem algo, o que é comum na manipulação.

Entre os casais um dos dois pode fazer a chantagem para que convença o outro a ir a um lugar, a ficar com a pessoa por mais tempo ou que opte pela mesma escolha que a sua. Quando as situações são repetidas, prejudicando a relação, entretanto, a dica do que fazer quando alguém faz chantagem é conversar com a pessoa e pedir que ela pare de agir assim.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!