PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO AGIR EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO PELA INTERNET

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos

COMO AGIR EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO PELA INTERNET

Nos dias atuais, está se tornando cada vez mais comum a ocorrência de entrevistas de trabalho online, através de videoconferências. Este processo, em muitos casos, chega até mesmo a substituir as entrevistas presenciais, conforme o perfil da empresa contratante. Nos últimos três anos, de acordo com pesquisa, o uso deste método aumentou mais de 50% nas empresas brasileiras. Os benefícios atingem candidatos e empresas, já que pessoas de várias localidades, até mesmo do exterior, participem de processos seletivos. Quem já passou por esta experiência garante que existem poucas mudanças com relação a uma conversa cara a cara com o recrutador. Entretanto, apesar da semelhança é preciso ter cuidado e saber como agir em uma entrevista de emprego pela internet.

Entre as recomendações básicas estão cuidado em realizar a entrevista com uma boa conexão, evitando ao máximo interrupções no computador e também fora dele. As empresas tem também optado por realizar entrevistas via Skype, por exemplo, por um custo menor, evitando deslocamentos e aumentando a gama de candidatos disponíveis. Outra ferramenta usada para entrevistar os candidatos de forma online é o Hangouts, que também permite a realização de vídeo-chamadas, principalmente quando o foco da empresa for internet e tecnologia.

10 dicas de como agir em uma entrevista de emprego pela internet

1. Esteja preparado: confirme com o recrutador, antes da entrevista, qual o email dele e o adicione com antecipação. Planeje seu horário e esteja disponível para conexão no horário.

2. Garanta a qualidade do equipamento: antes do dia da entrevista, teste diversas vezes a conexão da internet, o microfone e a câmera do aparelho. O ideal é evitar que a conversa acabe sendo interrompida ou comece com atrase devido a algum problema do seu computador.

3. Escolha um lugar silencioso: aguarde o momento da entrevista em um lugar sem interferência de outras pessoas, animais de estimação ou barulho desnecessário.

4. Mantenha outros programas fechados: nada mais, além do serviço de vídeo chamadas online, deve estar aberto no computador, para evitar que a velocidade da internet seja afetada ou sua atenção dispersada.

5. Cuidado com a roupa: mesmo que sua imagem aparece apenas da cintura para cima, é preciso estar vestido de acordo com sua pretensão. Em alguns casos, o ideal é entrar no estilo social.

6. Escolha ambiente clean: evite ir a um lugar que tenha muitas peças e objetos ao fundo, como estantes com livros e quadros. O ideal é escolher um ambiente com fundo liso.

7. Cores das roupas: a recomendação é que durante a entrevista usa peças de roupas sem brilho, com cores mais sérias e discretas. No caso das mulheres, o ideal é fugir dos decotes e usar maquiagem discreta.

8. Cuidado com o login: se o seu login nas ferramentas de vídeo como Skype e Hangouts foi algum apelido ou brincadeira entre amigos, o ideal é criar uma conta apenas para os contatos profissionais, usando apenas nome e sobrenome ou as iniciais.

9. Mantenha o profissionalismo: a postura do candidato diante da entrevista online deve ser a mesma que se teria em uma entrevista pessoalmente. Essa é a principal recomendação sobre como agir em uma entrevista de emprego pela internet.

10. Atenção constante: além de tudo, lembre sempre que você está sendo filmado, por isso o ideal é demonstrar segurança ao conversar com o recrutador, articulando as palavras com clareza e tomando cuidado com sua postura.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!