PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO AGIR COM CRIANÇAS QUE POSSUEM PROBLEMAS PARA ESCREVER

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

COMO AGIR COM CRIANÇAS QUE POSSUEM PROBLEMAS PARA ESCREVER

Muitas vezes, os pais têm dificuldade em saber o que fazer perante um filho com dificuldades de aprendizado. Por isso da importância de manter contato com professores e mesmo encaminhar a criança a um especialista quando for necessário. Para ajudar nesses momentos, saiba como agir com crianças que possuem problemas para escrever.

Existem diferentes dificuldades de aprendizagem pelas quais uma criança pode passar quando está aprendendo a ler e a escrever. Os casos mais comuns associados à escrita são quando o pequeno troca e inverte as letras maiúsculas, segura de forma desajeitada o lápis, mudando de mão, mexe o papel de modo incorreto para escrever, não escreve sobre as linhas e nem deixa espaço entre as palavras, escreve com os dedos e possui ideias desorganizadas.

Um dos problemas em relação à escrita é a dislexia, que se caracteriza pela troca de letras, omitindo-as ou fazendo inversões silábicas. Junto a isso, a criança pode ter outros problemas de aprendizagem, como dificuldade de fazer cálculos matemáticos e de fixar a matéria. Por isso, ao menor sinal de um problema de aprendizagem, a melhor forma de como agir com crianças que possuem problemas para escrever é encaminhar a um especialista.

Ao ser diagnosticado precocemente o seu problema, é possível iniciar um tratamento e evitar que a dificuldade se alastre para outros setores. O pediatra é um dos profissionais que está apto a avaliar a criança e diagnosticar melhor o que ela tem. Conforme o quadro pode ser necessário ainda o acompanhamento de neuropediatra, fonoaudiologia e psicopedagogia.

Dicas de como agir com crianças que possuem problemas para escrever

Além de oferecer ao filho o tratamento necessário para a sua dificuldade, como agir com crianças que possuem problemas para escrever consiste também em não cair em alguns erros comuns. Entre eles, achar que por causa do problema a criança é incapaz, o que pode tornar os pais superpotretores.

Com esse tipo de atitude, ela será prejudicada, podendo atrapalhar o tratamento. Por isso, ela deve ser tratada como qualquer outra criança da sua idade. Nos casos de dislexia o tipo de tratamento deve se dar conforme cada caso, porém, nem sempre a cura é alcançada totalmente, pois é uma doença crônica que pode persistir até a fase adulta.

Outro problema de escrita é o chamado espelhamento, que pode acontecer com letras e números, comum no início da alfabetização. A dificuldade se caracteriza pela criança escrever ao contrário, o que até certo ponto é normal. No entanto, o quadro pode estar associado à dislexia também.

O espelhamento pode ter como causas déficit no domínio da ação e da motricidade, além de outros. Isso significa que o pequeno tem dificuldade em diferenciar alto e baixo, frente e atrás e demais referências. Um tratamento que pode ser útil é a terapia ocupacional infantil.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!