PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO AGIR AO ENGASGAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO AGIR AO ENGASGAR

Todas as pessoas estão sujeitas a enfrentar pequenos acidentes no dia-a-dia, que podem terminar apenas em um relato engraçado para os colegas, mas também podem acabar como verdadeiras tragédias. Quem já engasgou alguma vez sabe que a sensação é de desespero, mesmo que por apenas alguns segundos. Saber como agir ao engasgar é importante para evitar essa sensação ruim.

O problema no caso do engasgo é que nem sempre a pessoa que sofre do engasgo consegue se livrar disso sozinha. Quando se trata de uma criança engasgada, por exemplo, o risco aumenta. Portanto, você deve conhecer técnicas de como agir ao engasgar, a fim de evitar problemas sérios.

O que fazer ao engasgar

1. O que é o engasgo

O engasgo ou a obstrução das vias aéreas acontece quando um corpo estranho cria um bloqueio na traquéia, que pode ser causado por um algum objeto, por alimentos sólidos ou por líquidos. Sendo assim, balas, moedas, pedaços de carne, vômito, sangue e muitos outros fatores podem provocar o engasgo, o qual é um tipo de emergência médica, graças à sua gravidade.

Nos casos mais sérios, o engasgo pode chegar a levar a pessoa a óbito. Devido à asfixia que o engasgo cria, a pessoa pode morrer ou ficar inconsciente durante um determinado período. Por isso, a reação de quem está próximo precisa ser muito rápida, evitando maiores complicações. No entanto, ainda que você tome as atitudes certas, nem sempre é garantido que você consiga evitar complicações decorrentes disso, sendo indispensável procurar por ajuda médica.

2. Resposta rápida

Entre os acidentes mais corriqueiros que acontecem em casa está o engasgo. Por conta disso, é necessário e indispensável estar pronto para agir e salvar as pessoas que não conseguem engolir alguma coisa. Quanto mais assertivo e rápido for o atendimento, mais facilmente aquele que engasgou irá se recuperar.

Alguém que esteja realmente engasgado irá apresentar um ou mais dos seguintes sinais: incapacidade de falar, incapacidade de respirar de forma eficaz e sem dificuldade. Além disso, não haverá movimento de ar, será difícil tossir de modo eficiente, a respiração ficará ruidosa, haverá alterações na cor da pele, uma vez que os lábios e as unhas azuis ficarão azuis, até que seja impossível continuar respirando e se perca a consciência.

Sinais de obstrução parcial incluem: capacidade de falar, chorar, responder a perguntas, respiração barulhenta, difícil ou ofegante (um pouco de ar sairá pela boca), tosse ou pigarro, agitação ou ansiedade, a pele se tornará pálida ou arroxeada.

3. Como agir quando engasgar

Saber o que fazer se alguém engasgar pode salvar a vida da vítima. Portanto, quando um adulto ou uma criança com mais de 2 anos se engasgar, deve-se: posicionar de pé atrás da vítima, que também deve estar de pé; colocar uma das mãos com o punho cerrado e o polegar por fora, na boca do estômago da vítima; colocar a outra mão, sobre a primeira; empurrar com firmeza para dentro e para cima, desenhando uma vírgula, pressionando a barriga da vítima. A pressão criada ajuda a deslocar o objeto pela traqueia acima, liberando as vias aéreas. Após esse procedimento, é normal que a vítima comece a tossir. Logo, é importante deixar tossir, pois é a melhor maneira de evitar o sufocamento.

Assim, será mais fácil agir corretamente durante um engasgo.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!