PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ACOMPANHAR A ALIMENTAÇÃO DOS FILHOS NA ESCOLA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO ACOMPANHAR A ALIMENTAÇÃO DOS FILHOS NA ESCOLA

O ambiente escolar é também um dos responsáveis pelo desenvolvimento de bons e maus hábitos alimentares de crianças e adolescentes, já que o local é onde seus filhos passam pelo menos um terço do dia. Em várias regiões do país as cantinas escolares foram proibidas por lei a venderem comidas não saudáveis, o que já é um grande passo em direção à boa educação alimentar dos jovens e crianças. Mas, e quando não há esse controle? A seguir você conferirá algumas dicas sobre como acompanhar a alimentação dos filhos na escola para garantir que não estejam prejudicando a saúde e criando maus hábitos.

Dicas de como acompanhar a alimentação dos filhos na escola

– Lugar do café da manhã é em casa. Antes de ir para a escola, é importante que a criança tome um café da manhã reforçado em casa, em quantidade suficiente para suprir a fome. Isso pode evitar que ela já procure algo para comer na cantina antes mesmo de entrar na sala. Se a criança tome café muito rápido ou coma pouca coisa devido ao horário, acabará comendo em excesso depois. É muito comum que as crianças um pouco mais velhas adquiram o hábito de passar em estabelecimentos como padarias antes de entrar no colégio, optando por alimentos ruins, como doce, massa, fritura ou produto industrializado.

– Evitar excessos no lanche. Um bom café da manhã também ajuda a evitar que a criança fique com muita fome na hora do intervalo, o que cria uma necessidade de comer acima da quantidade ideal, mesmo que fique apenas em uma fruta ou salgado assado, pecando pelo excesso. O café da manhã ideal antes de ir para a aula envolve uma fruta, uma fatia de pão integral, leite desnatado e queijo. Assim, ele vai sentir menos fora na hora do intervalo, diminuindo as chances de ganhar peso pelo excesso.

– Confira os gastos da criança. Diferente das cantinas escolares, onde ocorre um relativo controle, as lanchonetes, bancas de revista, padarias, e carrinhos de pipoca e doce não tem qualquer restrição. Crianças que recebem dinheiro dos pais para a compra do lanche não resiste a estas tentações, principalmente balas e chicletes, que são comprados em sua maioria antes mesmo de entrar na escola. A dica neste caso é saber exatamente qual é o valor do lanche na cantina da escola, dando a criança apenas o valor exato para a compra. Algumas escolas permitem ainda que o gasto na cantina seja pago uma vez por mês, diretamente com os pais, sem envolver as crianças no processo financeiro.

– Organização da lancheira. Uma alimentação saudável ou ruim pode depender também da comida levada na lancheira. Quando os pais não tem consciência do mal que alguns alimentos fazem, acabam optando por alimentos industrializados e prontos, como chocolates, salgadinhos e bolachas recheadas. Mas o lanche de casa precisa combinar proteína com fibras e carboidrato, envolvendo queijo, frutas e o pão.

A partir dessas dicas você poderá ter maior controle sobre o que seu filho anda comendo na escola. Mas a boa e velha conversa ainda é a melhor saída: mantenha um diálogo aberto e fale com seu filho sobre esses hábitos alimentares e sobre a importância de se alimentar bem. Os resultados serão de muito mais saúde dentro de casa.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!