PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ACERTAR NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

COMO ACERTAR NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA

Não raro uma empresa nasce porque uma pessoa conseguiu levantar um dinheiro e decide ter o seu próprio negócio. Mesmo assim, é preciso ter as principais noções de administração, inclusive, para saber como acertar na estrutura organizacional da empresa.

Atualmente, muitos empreendedores decidem abrir uma empresa para fugir do desemprego, salários baixos e insatisfação no trabalho. Mesmo que existam grandes chances do seu negócio prosperar é preciso entender como funciona o mundo dos negócios. O Sebrae oferece uma série de cursos para capacitar os novos empresários a ter sucesso com o seu empreendimento.

Mesmo empresas aparentemente simples de administrar podem exigir mais do que o imaginado. Nesse ponto entra a estrutura organizacional da empresa. É importante entender esse conceito para identificar a melhor opção ao seu negócio.

A estrutura organizacional refere-se ao jeito como as atividades desenvolvidas são coordenadas e divididas. Esse aspecto está ainda associado à estratégia da empresa, ou seja, a forma usada para alcançar os objetivos. Portanto, para saber como acertar na estrutura organizacional da empresa é preciso conhecer os seus variados tipos.

Dicas de como acertar na estrutura organizacional da empresa

A organização da empresa pode sofrer mudanças conforme o ambiente no qual atua, a situação do mercado, as tecnologias disponíveis, etc. Basicamente, existem dois tipos de estrutura organizacional, a formal e a informal. A primeira é planejada, estável, com autoridade descendente e é controlada pela direção.

Essa estrutura se caracteriza ainda pela comunicação vertical, na qual os empregados respondem aos chefes diretos. Pode-se dizer que ela é a oficial. Enquanto isso, a informal é o que acaba realmente acontecendo entre os funcionários, o que se dá por meio das relações, mudando, muitas vezes, o próprio organograma da empresa.

Há também outra divisão dos tipos de estrutura organizacional. Nela, a estrutura funcional é aquela que divide a empresa em departamentos, como administração, finanças, produção e comercialização. Ela é recomendada a pequenas empresas, mas pode prejudicar a interação com os clientes.

Outra estrutura é a divisional, em que os departamentos (divisões) atuam de forma independente, podendo até mesmo competir entre si. Embora possa oferecer maior velocidade à produção e burocracia, as necessidades de uma divisão podem acabar acima dos objetivos da empresa.

Já a estrutura matricial é um tipo que mistura as estruturas anteriores, serve para grandes empresas, mas pode ser prejudicada quando é motivo de conflitos. Há também a organização por projetos, que costuma ser uma estrutura temporária implantada apenas quando existe mais trabalho do que a empresa pode dar conta.

Por fim, na estrutura celular não há níveis hierárquicos, sendo que é mais comum quando os envolvidos não possuem vínculo empregatício ao negócio. Todas elas possuem as suas vantagens e desvantagens, sendo que a estrutural é a mais comum, pois é aparentemente a mais fácil de se adaptar.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!