PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ACABAR COM O MEDO DO ESCURO – ESCOTOFOBIA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

COMO ACABAR COM O MEDO DO ESCURO - ESCOTOFOBIA

O medo de escuro é uma situação que atinge muitas pessoas, de diferentes idades. Quem pensa que isso não passa de um medo infantil ou de uma invenção, está muito enganado. Considerado pela psicologia moderna como uma fobia, para saber como acabar com o medo do escuro, dependendo do alcance do problema é necessário tratamento específico. O medo do escuro é conhecido como escotofobia e para conseguir se livrar dessa fobia é preciso contar ainda com cuidados especiais e muita compreensão.

Profissionais orientam como acabar com o medo do escuro

Psicólogos especialistas apontam que determinar a causa que leva a pessoa a ter um objeto fóbico é muito difícil ser feito. Isso porque o medo pode ter sido algo construído ao longo da vida da pessoa. O medo de escuro pode ser uma saída do indivíduo para um conflito psíquico pessoal, como uma solução mais fácil de lidar do que o conflito em si que a pessoa está fugindo. Na maioria dos casos, o medo de escuro acomete principalmente crianças, porque elas fantasiam mais e criam fantasmas e outros objetos que as assustam. O medo é uma forma de se defender de algo desconhecido, enquanto a luz é considerada um porto seguro para muitas pessoas.

A fobia de escuro apresenta vários sintomas, mas os principais são: mal estar emocional, mal estar no corpo e crises de angústia. Diante de situações como esta, a melhor postura diante de alguém que passa por isso é respeitar seu medo e compreender o indivíduo. Amigos e familiares precisam entender que o medo de escuro não é uma bobagem, que se trata de um medo real. É inútil assumir a postura de tentar convencer a pessoa de que o medo não é real, a dica é transmitir segurança sem questionar a validade da fobia.

Mas como acabar com o medo?

Quando uma criança sofrer do medo de escuro, os pais podem ajudar a lidar com esta insegurança. Na infância, a fobia pode estar sendo ocasionada por algum filme com monstros, programa de televisão violento ou até mesmo notícias sobre assassinatos e crimes. Para uma criança, é muito fácil que barulhos e sombras parecem mais assustadores. Uma dica é contar histórias antes da hora de dormir, assim como usar do recurso das músicas de ninar, tranquilizando as crianças antes de dormir. Outra estratégia é deixar a luz do abajur ou corredor acesa, de forma que a criança perceba que nada muda em seu quarto durante a noite.

No caso de um adulto, estratégias como esta podem não ser mais efetivas, sendo necessário buscar por um tratamento com especialista. O mais aconselhável é ser avaliado por um psicólogo, na tentativa de descobrir qual a causa que aflige este indivíduo. O trabalho desenvolvido com a psicoterapia pode ajudar o paciente a superar este medo, compreendendo sua causa. O importante mesmo é que ainda que com adultos, o medo precisa ser respeitado e compreendido.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!