PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ACABAR COM CIÚMES ENTRE IRMÃOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

COMO ACABAR COM CIÚMES ENTRE IRMÃOS

Pais e mães devem saber como lidar com o ciúmes que pode ocorrer entre seus filhos. Às vezes, é porque o bebê nasceu e parece que recebe toda a atenção e, não raro, são os irmãos que já mais grandinhos sempre se implicam. Mas as dicas de como acabar com ciúmes entre irmãos vão ajudar em muito.

Embora cada caso deva ser avaliado de forma separada, pois as crianças não são todas iguais e o que motiva uma não necessariamente serve para outra, existem alguns conselhos gerais que podem evitar que seus filhos briguem entre eles. O primeiro é não castigar um dos dois (ou três, quatro…) sempre que haver uma travessura, ainda mais se quem sempre apronta é apenas um.

Isso pode piorar a situação, pois o filho castigado pode acreditar que a culpa por ele estar nisso é do seu irmão. No caso do filho aprontão estar se sentindo posto de lado, aprontar é o jeito dele pedir a atenção. Isso fica ainda mais evidente do caso de ser uma criança que era filho único até aparecer o seu irmãozinho.

É importante conversar com ele e deixar claro que o seu amor por ambos é igual. No entanto, se ele continuar aprontando pode colocá-lo de castigo, porém, tenha sempre o cuidado de explicar que é devido aos seus próprios atos.

Mais dicas de como acabar com ciúmes entre irmãos

Quando mais uma vez é o filho mais velho quem está causando problemas talvez seja a hora do pai ou da mãe ter um momento mais exclusivo com ele. Se o filho mais jovem é pequeno, peça que um dos avôs ou outra pessoa de confiança fique com ele e se divirta com aquele que está se sentido colocado de “escanteio”.

Ter um momento a dois será divertido, dando um passeio ou mesmo lendo uma história a ele, pode fazer toda a diferença em seu comportamento. Também é indicado dar responsabilidade ao filho mais velho, assim ele se sente importante e você o valoriza, além de contar com uma ajuda que é sempre útil quando se tem mais filhos.

Se ele se sentir responsável por cuidar do irmãozinho também, certamente não terá motivo para pirraças. Claro que a ajuda deve condizer com a sua idade, mas podem ser coisas simples, como alcançar ou pegar alguma coisa e não se esqueça de agradecer pela ajuda.

Além disso, vale lembrar que o ciúmes entre irmãos, independente da idade que tenham, é normal, faz parte do processo de maturidade dos filhos. A conversa é sempre um balsamo nesses momentos, muito melhor do que brigar. Coloque-se no lugar dos seus filhos que estão passando por crises de ciúmes e procure sempre deixar tudo bem claro conversando com eles.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!