PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ACABAR COM A PRISÃO DE VENTRE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO ACABAR COM A PRISÃO DE VENTRE

A sensação barriga inchada é só um dos incômodos causados pela prisão de ventre. Os reflexos do problema que atinge grande parte da população – principalmente as mulheres – pode se agravar provocando sérios problemas de saúde no intestino. Entre as causas, estresse, sedentarismo, alterações hormonais, ritmo alimentar irregular e más escolhas no cardápio diário são algumas das motivações para a prisão de ventre. Se você passa por isso ou já enfrentou o problema alguma vez, confira as dicas a seguir e aprenda como acabar com a prisão de ventre.

5 dicas de como acabar com a prisão de ventre

1. Pratique exercícios: dentro outros benefícios que a prática de exercícios podem trazer a sua vida, está o bom funcionamento do seu intestino. Qualquer atividade física vale para isso, por isso uma caminhada diariamente já é importante e pode ajudar muito.

2. Alimente-se bem: se a prisão de ventre for algo rotineiro na sua vida, adicione fibras insolúveis ao seu cardápio diário. Elas funcionam como um laxante natural e precisam estar presentes na alimentação diariamente. Porém, quando o intestino já não funciona há um tempo, dê prioridade ao elemento utilizando maiores quantidades. A recomendação diária para resolver o problema é de 25 gramas.

Você pode encontrar as fibras insolúveis nas verduras com talos, folhas verdes e cereais integrais como a aveia e o trigo. Sempre que possível, acrescente estes ingredientes a sua alimentação. Invista, ainda, em granola, pão e arroz integral, além de frutas como ameixa, figo, pêssego, abacate, mamão, tamarindo, manga, laranja sem bagaço, abacaxi e jaca.

3. Tome muita água: recomendável diariamente para hidratação do corpo, a água é também importante para o funcionamento do intestino, pois estimula o trânsito intestinal. Beba cerca de dois litros de água por dia. Para ajudar a manter uma boa quantidade, tenha sua própria garrafinha de água por perto sempre.

4. Tenha uma rotina regrada: desde a prática dos exercícios até a hidratação com a água são passos a serem dados diariamente, portanto é preciso estabelecer uma rotina saudável para que o intestino comece a funcionar direito.

Além de comer bem diariamente, estabeleça um horário para ir ao banheiro e encare isso como um compromisso assim como é ir trabalhar. Escolha um momento tranquilo, de preferência uma hora em que você sabe que estará em casa e não será atrapalhado.

Mesmo com o horário estabelecido, se sentir vontade de ir ao banheiro durante o dia, vá. Jamais deixe de atender os reflexos do seu organismo, principalmente se você estiver mudando a rotina, isso significa que as medidas estão dando resultados. Deixar de ir ao banheiro quando da vontade pode agravar a situação no seu intestino e fazer você ter problemas novamente, atrapalhando todo o progresso que já conseguiu.

5. Procure relaxar: como já foi dito, o estresse e a depressão também são grandes causadores da prisão de ventre. Isso acontece, pois o movimento intestinal está diretamente relacionado ao sistema nervoso, por isso fatores psicológicos como tristeza e ansiedade podem afetar o funcionamento da região.

Mantenha sempre a calma e o bom humor, relaxar durante as caminhas e exercícios físicos também é uma boa opção, por isso Ioga e meditação são boas opções para os estressados com prisão de ventre. O importante é que seu corpo não fique tenso.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!