PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO A GENGIVITE COMPROMETE A SAÚDE BUCAL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

Na boca uma série de problemas e doenças podem se desenvolver, prejudicando a saúde bucal. A escovação correta dos dentes e língua diariamente, bem como o uso do fio dental formam o tripé essencial para que a boca esteja sempre limpa. Caso contrário, um dos problemas que pode surgir é a gengivite. A seguir você vai aprender algumas informações para que entenda como a gengivite compromete a saúde bucal.

COMO A GENGIVITE COMPROMETE A SAÚDE BUCAL

Entenda como a gengivite compromete a saúde bucal

É fácil entender como a gengivite compromete a saúde bucal, uma vez que ela se desenvolve quando o indivíduo não segue os adequados hábitos de higiene. Ou seja, ao não escovar os dentes com frequência e de forma apropriada, criam-se placas nos dentes e na gengiva, uma película viscosa e sem cor, formada por bactérias. Essa placa quando acomete a gengiva pode inflamar, resultando na gengivite.

A inflamação ocorre porque a placa quando não removida produz toxinas que causam a irritação da mucosa da gengiva. No entanto, se a pessoa iniciar um tratamento para gengivite no estágio inicial, os danos podem ser revertidos, caso contrário, o problema se converte entre outros riscos à saúde da gengiva.

Quando a pessoa entende como a gengivite compromete a saúde bucal e busca ajuda especializada, quando aparecem os primeiros sinais, o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes, normalmente, ainda não foram afetados. Mas se o indivíduo não buscar tratamento para gengivite, ela pode evoluir para uma periodontite, provocando avarias irreversíveis nos dentes e na mandíbula.

Dicas para evitar e identificar a gengivite

O problema ligado à saúde bucal pode ser diagnosticado ao serem observados os seus sintomas mais comuns, entre eles, estão gengivas sensíveis, inchadas e vermelhas. Durante a escovação, elas também podem sangrar, sendo outro sinal do problema o recuo ou retração da gengiva.

O mau hálito é outro sinal, porém, ele pode ter como causa os demais problemas que afetam a boca. Quando a gengivite está iniciando, é comum ainda que nos locais onde se acumulam os restos de comida, como entre os dentes e a gengiva, se formem bolhas. O gosto ruim na boca é outro sintoma, embora, esteja associado às outras doenças também.

Mesmo existindo tratamentos para o problema, a melhor forma de manter a saúde bucal é evitando-o. Além da escovação completa após as principais refeições, é preciso ainda consultar o dentista com frequência, ao menos uma vez por ano. Assim, você também fará as limpezas profissionais com periodicidade, pois quando as placas evoluem se tornam o famoso tártaro, que apenas o profissional da saúde consegue remover.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!