PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO A ALOE VERA PODE SER ÚTIL PARA A SAÚDE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO A ALOE VERA PODE SER ÚTIL PARA A SAÚDE

Para saber como a Aloe Vera pode ser útil para a saúde, é preciso antes saber de algumas informações, como a origem da planta. A Aloe Vera é uma planta nativa do continente africano e apresenta folhas de intensa cor verde. Normalmente, trata-se de uma planta utilizada como fonte de recursos medicinais, além de complemento alimentar em algumas culturas.

Os benefícios proporcionados pela Aloe Vera são vários, principalmente porque ela possui propriedades cicatrizantes. Além disso, a Aloe Vera conta com até mesmo estimulantes para o couro cabeludo. Para você saber como a Aloe Vera pode ser útil para a saúde, basta conferir os itens listados abaixo.

Como a Aloe Vera pode ser útil para a saúde

1. Cicatrização: o gel da Aloe Vera permite um maior entrelaçamento das fibras de colágeno na zona lesionada e movimento natural pela regeneração celular, promovida pelas glicoproteínas, a re-epitelização e a angiogênese favorecida pela alantoína, assim como o efeito anti-inflamatório e antimicrobiano dos polissacarídeos e dos compostos fenólicos. O gel dessa planta ainda ajuda a curar feridas, como aftas, ou mesmo lesões inflamatórias na mucosa intestinal.

2. Hidratação: a Aloe Vera aumenta a absorção de água pelas células da pele, sendo bastante eficaz durante o período de ressecamento da pele ou após a depilação.

3. Ação antisséptica: essa é uma das principais propriedades da Aloe Vera, que apresenta ao menos seis agentes antissépticos: lupeol, ácido salicílico, azoto da ureia, ácido cinâmico, fenol e enxofre. Eles conseguem penetrar facilmente tanto na pele quanto nos tecidos.

4. Ação imunológica: com relação ao sistema imunológico, a Aloe Vera apresenta uma boa atividade com relação um número bastante amplo de micro-organismo, bloqueando a reprodução de HIV e herpes, estimulando ainda a atividade dos monócitos e macrófagos. A Aloe Vera ajuda ainda na prevenção de infecções respiratória do tipo viral, induzindo a formação de anticorpos.

5. Ação antivarizes: o uso da Aloe Vera em gel ou creme ainda evita a formação de varizes, reduzindo também a presença de varizes pré-existentes, por apresentar uma ação vasoconstritora.

6. Antiúlcera: uma das principais ações da Aloe Vera é sua ação sobre a mucosa gastroduodenal, protegendo contra lesões na mucosa gástrica e inibindo o surgimento da bactéria Helicobacter Pylori. Essas propriedades podem ser positivas também para o trato de doenças anti-inflamatórias intestinais.

7. Ação contra a acne: por apresenta uma ação desinfetante, a Aloe Vera também dissolve os depósitos de gordura que provocam a acne ao obstruir os poros. Além disso, a Aloe Vera ainda aumenta a capacidade de regeneração natural da pele, por sua ação de limpeza e ação hidratante. Ao mesmo tempo, a ação dos nutrientes naturais, dos minerais, das vitaminas, dos aminoácidos e das enzimas estimula a produção de novas células.

Você pode aproveitar os benefícios do aloe vera de diversas formas: através do suco da planta, tomando três copos de água por dia e garantindo uma boa digestão do alimento. Na forma de gel, existe uma ampla variedade de produtos da dermoscosmética à base de Aloe Vera. Para queimaduras, feridas, picadas de insetos ou infecções de fungos, a recomendação é usar Aloe Vera fresca, aplicada diretamente sobre a área afetada.

Sabendo como utilizar Aloe Vera e conhecendo seus benefícios, você terá melhores condições de aproveitar essa planta.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!