PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CIRURGIA DE REDUÇÃO DE ESTÔMAGO – COMO FUNCIONA

Autor: G. Produções
Publicado em: Saúde

CIRURGIA DE REDUÇÃO DE ESTÔMAGO

A obesidade é um problema muito sério no mundo, mas também no Brasil com cerca de 40% da população sofrendo do excesso de peso. A popularização dos fast foods e a falta de tempo no nosso dia a dia comprometem muito uma alimentação correta e saudável.

CIRURGIA DE REDUÇÃO DE ESTÔMAGO

Algumas pessoas tentam por anos perder os quilos a mais com processos como reeducação alimentar, exercícios e uma série de programas para lutar contra a compulsividade, mas nem sempre os organismos aceitam essas mudanças e se adaptam como gostaríamos.

Há alguns anos a cirurgia bariátrica ou gastroplastia ganhou popularidade em nosso país por ajudar pessoas consideradas como casos perdidos da obesidade a perder muito peso em um tempo razoável. A famosa redução de estômago é uma intervenção cirúrgica para diminuir o espaço disponível no estômago. Essa diminuição pode ser feita cortando um pedaço desse órgão, colando um anel ao seu redor ou inserindo objetos no seu interior, para ocupar espaço.

Não basta ser “gordinho”, a obesidade tem que ameaçar e muito a sua saúde para que os riscos da cirurgia valham a pena. A preparação da cirurgia pode levar de 3 a 12 meses e não muda somente os hábitos alimentares, mas também a cabeça do paciente para que aceite a grande mudança que seu corpo sofrerá sem causar danos psicológicos. Por mais que a pessoa queira emagrecer, nem sempre levam o resultado tão bem, pois terão problemas com pele flácida, por exemplo.

A autorização para que o paciente possa fazer a cirurgia também pede que ele apresente o desenvolvimento de doenças causadas pela obesidade como diabetes, artrose, hipertensão, apneia, entre outros.

Depois da cirurgia, nos primeiros 15 dias, deve-se ingerir somente alimentos líquidos. Gradativamente e com acompanhamento médico, o paciente poderá incluir alimentos ligeiramente mais grossos até chegar à alimentação “normal”.

Como todo tipo de cirurgia, há riscos envolvidos no processo, principalmente para pessoas com idade avançada, por isso o pré-operatório é extremamente importante, com exames de sangue, jejum e mudanças na alimentação.

O emagrecimento é contínuo e vai diminuindo de acordo com o tempo que passa, mas o paciente pode perder peso por até um ano.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!