PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CINEMA PARA CEGOS

Autor: G. Produções
Publicado em: Filmes

CINEMA PARA CEGOS – A acessibilidade está sendo um conceito cada vez mais utilizado por todas as pessoas e a novidade é o cinema para cegos, o que parecia impossível pode ser mais comum daqui a alguns anos, pois em um cinema do Rio Grande do Sul cegos tinham as mesmas sensações de quem assistiu ao filme normalmente.

Todos os dias, milhares de pessoas comparecem aos cinemas de todo o mundo, compram a sua pipoca ou refrigerante, escolhem um filme de sua preferência, se assentam em um banco e começam a assistir ao filme até o fim, geralmente.

CINEMA PARA CEGOS

Mas o que parece uma cena normal e corriqueira de todos os dias para a grande maioria das pessoas, é um grande desafio para um portador de necessidades especiais que não possui a visão, pois como pode assistir a um filme nestas condições?

Mas a boa notícia é que para uma pessoa com este tipo de problema de saúde é que é possível assistir um filme mesmo nestas situações difíceis, pois graças ao avanço da tecnologia, um cego pode ter as mesmas sensações e emoções de quem consegue ver as imagens.

Tudo isso é possível graças a um recurso denominado áudio descrição, que é um recurso que pode ser utilizado em qualquer filme, em que há uma descrição de vários aspectos do filme, como por exemplo, se é de dia ou de noite, como são os personagens, ou seja, com este tipo de recurso, o portador de necessidades especiais pode ter uma sensação mais real do que acontece no filme.

Mas para que este recurso funcione direitinho é de suma importância que esta descrição não sobreponha o diálogo do texto e para fazer este recurso funcionar deve ser escrito um novo roteiro para o filme, ou seja, começar do zero para que o resultado deste tipo de trabalho seja bom.

Portanto este tipo de recurso dá certo tipo de trabalho, mas o mais maravilhoso é perceber que uma dificuldade grave de visão não é barreira para quem deseja atingir um objetivo na vida, por mais simples que seja.

O grande desafio é que este tipo de recurso não é usado em todas as salas de cinema de todo o país, o que seria uma grande evolução para quem possui deficiência na visão e não pode assistir nada.

Este é o começo de um processo de evolução as sociedade, que deve tratar os portadores de necessidades especiais da mesma maneira dos que não possuem nenhuma deficiência, mas é, um processo longo e demorado, mas que aos poucos está avançando.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!