PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CHEQUE CAUÇÃO, O QUE É, SIGNIFICADO, COMO FUNCIONA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

CHEQUE CAUÇÃO, O QUE É, SIGNIFICADO, COMO FUNCIONA

Geralmente, quando uma pessoa aluga um imóvel direto com o proprietário, é comum que este peça o tal do cheque caução, mas você sabe o que é isso? Esse mecanismo que funciona como um tipo de garantia para o prestador de serviço também pode ser solicitado na hora de alugar produtos em lojas.

No momento de alugar um apartamento, por exemplo, o cheque caução é uma garantia, no caso de o inquilino não pagar o aluguel, servindo como um dinheiro de reserva. Além disso, em geral, o valor do cheque caução fica em torno de três vezes o valor do aluguel que deve ser pago mensalmente. Em vez de cheque, já que nem todo mundo faz uso do talão, outra opção é substituir o cheque por depósito caução ou depósito cautelar.

O valor deve ser pago sempre na ocasião do fechamento do contrato de aluguel. Já se você alugar um imóvel por um determinado período, como nas férias, mesmo que você pague antecipado o aluguel, o cheque caução vai servir como uma garantia de que se você quebrar alguma coisa, o proprietário será pago. Assim, o mais comum é que o prestador de serviço fique com o cheque e o devolva ao final do contrato, se tudo estiver certo.

Também é possível que se peça o cheque caução na hora de alugar um equipamento, por exemplo. Nesse caso, ele vai funcionar como uma garantia de que o cliente vai devolver o produto alugado e se não devolver o valor do cheque caução, a pessoa deve dar conta da dívida. O cheque caução também pode ser solicitado em hospitais particulares, a fim de garantir a conta ao final do tratamento ou procedimento.

Como preencher um cheque caução

Uma dica na hora de preencher um cheque caução é escrever no verso do mesmo a sua finalidade, o que será uma garantia de que ele será usado da forma correta, sem má fé do prestador de serviço de quem você está contratando alguma coisa. Isto é, ao mesmo tempo em que ele precisa de uma garantia, você também precisa.

O melhor é quando tudo isso é colocado no papel por meio de um contrato, assinado por ambos. Mesmo assim, escreva no verso do cheque algo do tipo: cheque caução para ser depositado após tal dia (no caso de alugar um objeto) caso o objeto tal (descreva o item alugado) na loja tal (escreva o nome do estabelecimento) não seja devolvido.

Na hora de preencher um cheque caução, você também pode fazer ele nominal à empresa ou ao prestador de serviço para que você está deixando a garantia. Isso faz parte da sua segurança, pois se o cheque for roubado por alguém, o ladrão não conseguirá sacar o valor.

No caso de imóveis, há outras formas de garantias de aluguel, como a caução real e a fidejussória. A primeira se refere a usar bens duráveis como garantia, podendo ser carros e outros imóveis que serão hipotecados. Já a fidejussória é quando o fiador dá a garantia do aluguel, podendo ser através de depósito ou com um bem durável.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!