PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CD Renato Russo – Duetos, 50 ANOS DE RENATO RUSSO, EMI Music

Autor: Administrador
Publicado em: Música

CD Renato Russo - Duetos, 50 ANOS DE RENATO RUSSO, EMI Music

Para celebrar os 50 anos de Renato Russo no próximo 27 de março, a EMI Music lançará o CD Renato Russo:Duetos, que chega às lojas logo depois do aniversário do cantor e compositor, nascido no Rio de Janeiro a 27/03/1960. O CD, idealizado por Marcelo Fróes, com aval da família Manfredini, traz 15 gravações de Renato com amigos e pessoas que ele admirava.

A primeira faixa de trabalho, "Like a Lover", dueto com Fernanda Takai, foi distribuída hoje para execução nas rádios. Trata-se de uma versão em inglês de "O Cantador", de Dori Caymmi e Nelson Motta, gravada originalmente nos anos 60 por Sergio Mendes & Brasil 66, e que ressurge num dueto póstumo de Renato e Fernanda, produzido por Clemente Magalhães.

O disco trará registros de várias épocas, dentre os quais gravações de Renato com Dorival Caymmi, Herbert Vianna e Leila Pinheiro.

Parte da Entrevista com Fróes, idealizador e produtor executivo do projeto;

No encarte, vemos que alguns dos convidados gravaram suas participações em 2009. São duetos póstumos? De quando são as gravações de Renato?

Apenas seis das 15 faixas são duetos póstumos, gravados em novembro de 2009: Caetano Veloso, Cássia Eller, Célia Porto, Fernanda Takai, Laura Pausini e Leila Pinheiro. À exceção de "Vento no Litoral", gravada nas sessões do disco "V" da Legião Urbana, todas as vozes de Renato nestes duetos inéditos são das sessões dos dois discos solo de Renato – gravados entre 1994 e 1995.

No caso de Cássia Eller, as vozes foram editadas em estúdio?

Cássia Eller, que Renato conheceu e com quem chegou a cantar uma vez (sem registro!), naturalmente está presente porque quis o destino que o tom de sua gravação de "Vento no Litoral" (inédita, diga-se) fosse plenamente compatível com o de Renato. O dueto era obrigatório e ficou muito emocionante.

De onde foram resgatadas as gravações de Renato com o 14 Bis e com Herbert Vianna?

Renato letrou "Mais Uma Vez" ao visitar as gravações do 14 Bis no estúdio da EMI em 1987. A Legião e o 14 Bis eram colegas de gravadora e esbarravam-se nos corredores. Renato acabou participando da gravação, que saiu no LP da banda naquele ano, e em 2003 seu canal de voz foi isolado e gerou uma produção inédita que fez enorme sucesso. "Nada Por Mim" é um momento só de Renato e Herbert Vianna durante o show "Paralamas & Legião", realizado na TV Globo em 1988 e que em 2009 saiu num kit de CD + DVD. A canção, sabemos, é uma parceria de Herbert com Paula Toller e havia sido sucesso do Kid Abelha anos antes.

No caso da gravação de Dorival Caymmi, como foi feita essa gravação?

Tanto a gravação de Dorival Caymmi quanto a de Adriana Calcanhotto foram realizadas para o programa "Por Acaso", de José Machline, no jardim de sua casa no Vidigal, zona sul do Rio.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!