PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CC – CLOSED CAPTION O QUE É, COMO FUNCIONA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: TV

CLOSED CAPTION

CLOSED CAPTION – Um recurso bastante importante para as pessoas que possuem alguma deficiência auditiva na hora de ver TV é o chamado Closed Caption, legenda oculta ou apenas CC. Talvez você já tenha visto que na tela de algumas televisões aparecem legendas durante toda a programação, mesmo que o idioma do programa seja o português. Mesmo vindo junto com a transmissão, ela pode ser exibida ou ocultada através do menu do seu aparelho de televisão.

CC - CLOSED CAPTION O QUE É, COMO FUNCIONA

O QUE É CLOSED CAPTION

O uso do Closedcaption também é uma obrigação, segundo a portaria 310/2006 do Ministério das Comunicações, o qual estabelece que, em 2012, as emissoras reservem ao menos 12 horas de programação com esse recurso. Além das legendas possuírem o que cada pessoa fala na TV, o Closedcaption permite, ainda, que sejam descritos os sons que são emitidos por pessoas ou objetos, como risos, palmas, passos, trovões, música, entre outros.

CLOSED CAPTION COMO FUNCIONA

Esse sistema é possível graças a duas técnicas que permitem a criação da Closedcaption. Uma delas é conhecida como estenotipia informatizada, na qual um estenotipista (profissional que digita o que o outro fala em tempo real) é treinado para digitar em alta velocidade em um teclado especial que possui letras e grupos de fonemas. O estenotipista registra o que ouve no estenótipo eletrônico, no mesmo momento em que o telespectador assiste ao programa. Mesmo nos programas gravados, a inserção da legenda acontece de maneira ao vivo.

Esse método é mais antigo e se iniciou nos anos 1970, nos Estados Unidos. No Brasil, essa técnica foi inserida nos tribunais há cerca de 10 anos, quando uma empresa brasileira introduziu a estenotipia informatizada, sendo que o profissional mudou da máquina mecânica para a eletrônica. Até os dias de hoje, essa empresa é responsável por formar profissionais habilitados em digitar com qualidade em tempo real.

Outro método de Closedcaption consiste no reconhecimento de voz, uma técnica bastante nova, na qual um software interpreta vozes e produz o texto das legendas. Porém, a voz não é recebida diretamente dos locutores, uma vez que ela é transmitida a um profissional numa sala isolada e é essa a pessoa quem repete pausadamente o que o computador ouve. No entanto, esse programa não é 100% preciso, ainda mais quando acontecem sobreposições de falas.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!