PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CAUSAS E TRATAMENTOS DE DOR DE OUVIDO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

CAUSAS E TRATAMENTOS DE DOR DE OUVIDO

Uma dor de ouvido inesperada pode causar muito transtorno em quem sentir o desconforto. Essa dor pode ser do tipo aguda, ardente ou surda, acometendo apenas um dos ouvidos ou os dois. Ela pode ser temporária, mas também pode acabar afetando a pessoa de forma constante. Pensando nisso, preparamos algumas informações sobre causas e tratamentos de dor de ouvido.

Na hora de enfrentar o problema, é importante saber como ocorre a dor de ouvido. Além disso, conhecer causas e tratamentos de dor de ouvido é fundamental pata facilitar o alívio desse problema, que pode até afetar outras áreas da sua vida.

Causas e tratamentos de dor de ouvido

1. Causas

O que acontece na maioria dos casos é que há uma seção conhecida como trompa de eustáquio, saído do ouvido médio e segue até a parte posterior da garganta. Essa trompa consegue drenar o líquido que é produzido no ouvido médio, mas se ela for bloqueada, pode resultar em um acúmulo do líquido que é produzido, causando uma pressão atrás do tímpano ou até mesmo uma infecção no ouvido. Nos adultos, dificilmente a dor de ouvido é causada por uma infecção, sendo na verdade uma dor que é originada em outro lugar, como na garganta, nos dentes ou articulações. Essa situação é conhecida como dor reflexa.

Entre as causas da dor de ouvido estão os seguintes problemas: artrite da mandíbula, infecção do ouvido aguda, infecção do ouvido crônica, lesão no ouvido devido a alterações de pressão (grandes altitudes ou outras causas), objetos inseridos no ouvido ou cera excessivamente acumulada, tímpano rompido ou perfurado, infecção nos seios da face, garganta inflamada com dor reflexa nos ouvidos, síndrome da articulação temporomandibular e infecção dentária. O problema pode também atingir os bebês. Fique atento caso ocorra infecção ou alguma das seguintes situações: irritação do canal auditivo causada por cotonetes, sabonete ou xampu acumulado no ouvido.

2. Tratamentos

Se a pessoa apresentar dor de ouvido com febre muito alta, parecendo mais debilitada que o normal, ela pode estar sofrendo de uma infecção. Os sintomas nesses casos são bem parecidos com os de enxaquecas: dores de cabeça muito fortes; inchaço ao redor do ouvido; fraqueza nos músculos faciais; e dor muito forte que pára de repente, o que pode ser um sinal de tímpano rompido.

Aplique algumas das seguintes medidas para ser tratar sua dor de ouvido: para crianças com idade suficiente para mascar chiclete com segurança, ofereça um chiclete, que pode ajudar a aliviar a dor e a pressão de uma infecção no ouvido; fazer a criança dormir em uma posição mais elevada para reduzir a pressão. Em decorrência de dores muito fortes, você pode também recorrer aos analgésicos, que são facilmente encontrados em qualquer farmácia, sem a necessidade de prescrição médica, ajudando a diminuir a dor em adultos e crianças.

Por fim, lembre que o ideal é recorrer a um médico para o diagnóstico e o tratamento corretos.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!