PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CAUSAS DE DOR PARA URINAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

CAUSAS DE DOR PARA URINAR

Existem diferentes motivos que podem levar o indivíduo a sentir ardência quando vai ao banheiro. Entender quais são as causas de dor para urinar pode ajudar você a identificar o seu problema e a melhor maneira de tratá-lo adequadamente. Esse tipo de dor recebe o nome de disúria, normalmente ocasionada por uma inflamação na região do trato geniturinário. Além da dor, que pode ser uma ardência, são comuns outros sintomas, entre eles, queimação ou pontada ao urinar, dor na uretra ao fazer xixi, bem como sensação de peso.

A inflamação pode ser em diferentes locais, como útero, vagina, testículos e próstata, mas o mais comum é que a infecção seja na bexiga ou na uretra. Na maioria dos casos, as causas de dor para urinar estão associadas à infecção urinária, a chamada cistite, que costuma afetar as mulheres e provoca o aumento das idas ao banheiro, para fazer xixi.

A cistite também causa sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, sendo que os sintomas podem surgir em até dois dias depois de relações sexuais e, em alguns casos, a mulher pode apresentar sangue na urina. Outro tipo de infecção urinária é a chamada pielonefrite, sendo caracterizada ainda por dor lombar forte, vômito, suores, calafrios e febre alta.

Já a inflamação da uretra, denominada uretrite, pode estar associada a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como clamídia e gonorreia. Além da dor ao urinar, o indivíduo apresenta corrimento uretral purulento, o que também é bastante desconfortável.

Mais causas de dor para urinar

As vulvovaginites também provocam dor ao urinar, sendo caracterizadas por inflamações da vulva ou vagina. São dois os seus tipos, a tricomoníase e a candidíase. A mulher, quando está com um desses problemas, apresenta ainda corrimento vaginal, vermelhidão na vagina e pode sentir dor durante o ato sexual.

Existe também a vaginite, que costuma ser diagnosticada quando a mulher está na menopausa; a sua vagina fica com aspecto ressecado e a mulher sente dor ao transar. Já as doenças da próstata são causas de dor para urinar em homens, sendo que pode ser prostatite, hiperplasia benigna da próstata ou mesmo câncer. Nesses casos, além de ardência ao fazer xixi, o homem pode ter como sintomas febre e dificuldades para urinar.

O cálculo renal é outro problema que tem entre os seus sintomas a dor ao urinar, sendo que a dor é bastante forte, começando nas costas e seguindo até à genitália. Outro sinal é sangue na urina. Independentemente da origem, é sempre importante buscar ajuda médica para diagnosticar a causa da dor ao urinar.

Alguns problemas podem ser tratados facilmente e outros exigem maior cuidado. O que também provoca o sintoma é tumor na bexiga, epididimite (inflamação do epidídimo), cistite intersticial, alergia devido a produtos de higiene e trauma na região pélvica.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!