PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CARACTERÍSTICAS DE VEÍCULOS TIPO MONOVOLUME E MINIVAN

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Carros

CARACTERÍSTICAS DE VEÍCULOS TIPO MONOVOLUME E MINIVAN

Quem está em busca de um veículo particular precisa antes conhecer as características de veículos do tipo monovolume e minivan antes de adquirir o automóvel. Minivan, monovolume, multiutility vehicle ou multipurpose vehicle são automóveis que apresentam um visual similar ao formato da van tradicional, mas foram desenhados para uso particular, podendo ter entre quatro e nove lugares para passageiros e condutor.

Geralmente, os moldes que acabamos de citar são de modelos mais altos do que os sedans, hatchbacks ou station wagons. Além disso, são projetados para aproveitar o máximo do espaço interno. Continue a leitura para verificar as principais características de veículos tipo monovolume e minivan.

Quais são as características de veículos tipo monovolume e minivan

Em relação à origem, a expressão minivan foi criada na América do Norte e é derivada da percepção de que esses modelos eram uma versão menor e simplificada das tradicionais vans norte-americanas. Em outros países que falam a língua inglesa, são usados outros termos para descrever o veículo. Índia e Europa, por exemplo, referem-se à minivan como "multipurpose vehicle" (MPV), sem qualquer referência ao seu tamanho, mas à sua utilidade.

No que diz respeito às características essenciais, as minivans costumam ter entre 1600 e 1800 mm de altura, o que representa cerca de 200 mm a mais do que um modelo sedan, um hatchback ou uma station wagon. O motor fica montado bem próximo da margem anterior do carro, de forma a minimizar o comprimento do balanço dianteiro. O balanço traseiro pode tanto ser curto como num hatchback (algo comum nos modelos menores) quanto tão longo quanto o de uma station wagon (mais comum em minivans maiores).

Os assentos das minivans costumam ser mais elevados do que em veículos mais baixos, a fim de garantir que os passageiros possam se sentar de forma ereta e com o corpo esticado, permitindo mais espaço e mobilidade para as pernas. Muitas pessoas podem estranhar a posição e achá-la desconfortável, preferindo os automóveis mais baixos.

As minivans contam com três fileiras de assentos, normalmente, apresentando dois ou três assentos em cada uma delas. As configurações mais comuns são: 2-3-2 ou 2-3-3 (de frente para trás). Em minivans menores, podem-se encontrar duas fileiras de assento. Existem algumas exceções, como a Honda FR-V, a Fiat Multipla e a Mercedes-Benz Classe R, que têm 6 assentos (3-3 nos primeiros dois casos e 2-2-2 no último).

A grande maioria das minivans conta com flexibilidade dos assentos, permitindo que os bancos individuais possam ser realocados, dobrados ou mesmo removidos se necessário, garantindo uma maior capacidade de passageiros ou de carga.

Além disso, boa parte das minivans, em contraste com os veículos utilitários esportivos e muitos crossovers, tem tração dianteira. A vantagem é maior facilidade de direção em comparação com veículos de tração traseira, especialmente em condições de chuva, neve e gelo. Isso garante ainda mais espaço interior, pela ausência de arqueamento no chão do veículo. Essa configuração também possibilita que com os assentos traseiros sejam removidos e que a área para bagagem nas minivans grandes chegue a comportar uma placa de 4×8 pés de drywall ou madeira compensada.

Pronto, agora basta refletir bastante ao comprar seu veículo, considerando as características de veículos tipo monovolume e minivan.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!