CARACTERÍSTICAS DE VEÍCULOS TIPO HATCH MÉDIO E ESPORTIVO

Entre as opções de veículos que vêm sendo muito procurados atualmente estão os veículos hatch, mais compactos por fora, mas que atraem compradores devido à oferta de conforto internamente. A carroceria hatch apresenta dois volumes e o nome tem ligação com o termo escotilha, em função da forma como a tampa traseira é aberta e fechada. Além do mais popular modelo hacth compacto, também é possível encontrar o hatch médio e esportivo no mercado. Antes de fazer uma compra, conheça as características de veículos do tipo hatch médio e esportivo.

Principais características de veículos tipo médio e esportivo

O modelo hatch médio é maior do que o compacto de entrada, além de contar com motor mais forte, geralmente mais potente do que o habitual 1.0. Esses carros apresentam uma faixa de preço bem diferente dos modelos melhores, mas as montadoras costumam oferecer, por conta disso, mais detalhes de acabamento e alguns opcionais mais sofisticados.

CARACTERÍSTICAS DE VEÍCULOS TIPO HATCH MÉDIO E ESPORTIVO

Para quem está em busca de um automóvel que seja sinônimo de conforto e também melhor desempenho, trata-sede uma boa opção. Quem pode se dar bem com essa categoria de automóvel são pessoas solteiras, com espírito mais jovial e esportivo, bem como os motoristas que amam velocidade.

Um dos modelos que tem se destacado nessa categoria é o VW Golf, que chega como opção na linha com o pacote de acabamento Sportline, além de um eficiente e simplificado motor 1.6. O modelo foi projetado na Europa, em 1974, inaugurando um segmento de veículos compactos e rápidos, considerando uma boa relação peso-potência. Foi somente na década de 80 que o modelo passou por uma re-estilização, sofrendo alterações na carroceria e no trem de força. Já a partir dos anos 90, o modelo chegou ao Brasil, como o que hoje conhecemos como Golf quadrado, nas versão Gti 2.0, 8 válvulas aspiradas, com peças importadas do México. O Golf foi um sucesso tão grande quanto o Fusca, não só no Brasil, mas também em vários outros países.

Apesar disso, o hatch médio e o esportivo são modelos que nunca contaram com um membro no topo de vendas no Brasil. Os hatches ainda perdem no número de vendas para os modelos sedãs médios, mesmo que consigam conquistar uma boa parcela dos consumidores de maior poder aquisitivo, que dispensam porta-malas em busca de um veículo com visual mais esportivo, sem deixar de lado o conforto, sofisticação e também o desempenho.

Os hatches começam no Brasil com motor de 1.4, podendo chegar a até 2.0. O desempenho não está intimamente relacionado com a cilindrada da motor, tendo relação direta com a tecnologia embarcada. Os preços podem variar de R$ 40 mil a R$ 80 mil.

Entre as principais marcas que contam com representantes desse segmento destacam-se: Chery Cielo, Chevrolet Cruze Sport6, Citroën C4, Fiat Bravo, Ford Focus, Hyundai i30, Hyundai Veloster, Nissan Tiida, Peugeot 308, Subaru Impreza, Suzuki SX4, VW Fusca e VW Golf. Alguns são produzidos no Brasil, mas outros modelos vêm de países como Argentina, China, Coréia do Sul, Europa, Japão e México.

Agora você conhece as características dos veículos tipo hatch médio e esportivo, o que vai proporcionar mais satisfação na compra de um automóvel desse tipo.