PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CARACTERÍSTICAS DE PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos

CARACTERÍSTICAS DE PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

Entre as principais características de profissionais de engenharia de materiais, está o desenvolvimento de um senso crítico aguçado, pois é esse o profissional que vai estudar e desenvolver tecnologias apropriadas para a fabricação de novos produtos. Por isso, ele deve buscar sempre o melhor resultado. No entanto, essa busca deve estar calcada em um profundo conhecimento científico, que o profissional deve desenvolver e aprender ao longo do seu curso superior.

Mesmo depois de formado, ele pode e deve continuar os estudos, buscando especializações e se mantendo atualizado sobre a sua área. No campo das descobertas, novos materiais são sempre estudados e analisados. O engenheiro de materiais deve estar a par dessas novas descobertas, a fim de identificar oportunidades para as empresas onde atua. Porém, é ele quem deve testar o novo produto antes de aplicá-lo na sua indústria. Para isso, deve verificar todas as suas propriedades, sejam elas ópticas, de corrosão, durabilidade, resistência e condutibilidade.

Esse profissional também pode focar a sua atuação ao estudar materiais já conhecidos, mas com o intuito de torná-los mais adequados para determinadas aplicações. Dessa forma, vidro, metais, borracha e compostos artificiais são alguns exemplos de materiais que esse profissional pode estudar, com a finalidade de deixá-los mais acessíveis financeiramente, além de inteligentes e recicláveis.

Mais características de profissionais de engenharia de materiais

Ousar e experimentar são outras das características de profissionais de engenharia de materiais, pois eles devem conseguir identificar possíveis usos e potencialidades para novos materiais, mesmo aqueles que não são tão usados para determinada função.

Para ter uma ideia de como o trabalho desse profissional pode ser inovador, alguns exemplos de produtos que surgiram no mercado graças ao empenho dos engenheiros de materiais são os monitores de LCD, papéis eletrônicos, lentes de contato, carros de corrida e trens magnéticos.

Outra função do engenheiro de materiais é usar matérias-primas já destinadas a um determinado fim, para o desenvolvimento de um novo produto ou mesmo substituí-lo e tornar o produto mais eficiente. Para colocar em prática os seus conhecimentos, esse profissional, dentro da indústria, precisa acompanhar todo o processo que envolve a criação de um novo produto ou a melhoria de um material, ou mesmo uma nova utilização para ele.

Na engenheira de materiais, existem três principais especializações que esse engenheiro pode seguir. Uma delas é na área de cerâmicas, sendo que a sua atuação se dá no segmento de vidros, telhas, tijolos e produtos de revestimento. Ele também pode operar em pesquisas que envolvem a produção de motores de compostos cerâmicos e materiais supercondutores.

Quem prefere a área de metais vai atuar junto à produção de aço ou mesmo de alta tecnologia, produzindo processadores de computador. Já a especialidade em polímeros (plásticos e borrachas) permite ao profissional criar tipos variados de plásticos para todas as aplicações possíveis.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!