PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CARACTERÍSTICAS DA DIETA METABÓLICA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

CARACTERÍSTICAS DA DIETA METABÓLICA

Entre as características da dieta metabólica, a principal delas é acelerar o metabolismo para que a queima de calorias seja maior. A dieta, também chamada de dieta do metabolismo, tem como princípios básicos fracionar a alimentação, praticar atividades físicas e consumir alimentos de baixo índice glicêmico.

Sobre o fracionamento da alimentação, ele deve ser feito em seis pequenas refeições ao dia, sendo as três principais: café da manhã, almoço e janta. Você deve incluir pequenos lanches nutritivos entre elas. Dessa forma, evitam-se grandes períodos em jejum, o que prejudica a permanência do metabolismo acelerado.

Veja as características da dieta metabólica

Os exercícios físicos, além de potencializarem os efeitos da dieta metabólica, também aumentam o gasto calórico. Além disso, não são apenas as atividades aeróbicas que queimam calorias, pois a musculação também fazem isso, porque quando os músculos trabalham, o corpo ganha massa magra e quanto mais músculos, mais gordura é queimada.

Já os carboidratos de baixo índice glicêmico exigem mais tempo de digestão, o que também é um fator que acelera o metabolismo, além de saciar a fome por mais tempo. Os hidratos de carbono complexos são os mais indicados, como grãos integrais, verduras, legumes e frutas.

As proteínas magras também possuem carboidratos desse tipo, bem como os produtos lácteos magros e as leguminosas. Existem outras características da dieta metabólica, como o incentivo a ingerir alimentos que sejam fonte de gorduras boas. Exemplos desses alimentos são nozes, castanhas e semelhantes, além do abacate, do azeite de oliva extra virgem e das sementes de gergelim, girassol, abóbora e outras.

Também existem os alimentos que devem ficar de fora da dieta metabólica, como é o caso dos carboidratos com alto índice glicêmico. Na lista, entram os produtos feitos de farinha branca, arroz branco e outros. Os doces, que também colaboram para os picos de glicose no organismo, além de frituras e alimentos ricos em sódio, como os produtos industrializados, são outros que devem ficar de fora da sua dieta.

Alguns doces, como os caseiros, entre eles, arroz de leite, gelatina, bolos sem recheio, sorvete caseiro de frutas e fruta em calda, podem ser consumidos quando bater aquela vontade. O melhor momento de ingeri-los é como sobremesa, depois do almoço. Essa medida evita os picos de glicemia. O suco de limão diluído em água é outra dica da dieta metabólica, pois assim como o gengibre, a canela, as pimentas e outros alimentos, eles possuem características termogênicas, que ajudam a acelerar o metabolismo.

Essa dieta costuma durar em torno de sete dias, sendo que durante cinco dias deve haver alta ingestão de gorduras e de proteínas e baixa ingestão de carboidratos. Nos dois dias restantes, deve haver alta ingestão de carboidratos e média ingestão de gorduras e proteínas.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!