PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CALENDÁRIO MAIA

Autor: Lay
Publicado em: Informações Gerais

O Calendário Maia, é um calendário de conta longa, e é um entre os sistemas temporais usados pelos maias. Ele começa no dia 11 de agosto de 3114 a.C., da mesma maneira que o nosso tem início no primeiro dia do primeiro mês da era cristã, que marca o suposto dia do nascimento de Jesus Cristo.

CALENDÁRIO MAIA

Vale citar que o Calendário Maia é organizado em unidades temporais crescentes, e a cada 20 dias completos correspondem a um mês. A técnica de enumeração ocidental dos séculos é algo infinito, mas, o Calendário Maia possui uma duração limitada, 5200 anos. Dessa forma, ele teria seu final em 13.0.0.0.0, transcrita pela maioria dos estudiosos, conforme nossa data, em 21 de dezembro de 2012.

No entanto, isso não significa, como acreditam muitos teóricos, ser o final do mundo, e que os maias acreditem em uma espécie de Apocalipse, que estaria marcado para esta data. Como eles não cultivavam, de acordo com informações de alguns pesquisadores, a ideia linear de tempo, não poderiam crer que em um certo ponto da reta, tudo terminaria.

Na verdade, os maias enxergavam o tempo como uma sucessão de ciclos, dos fenômenos naturais, entre outros fatores e crenças. Vale lembrar que alguns analistas acreditam que o fim do Calendário maia, possivelmente no ano de 2012, seja o começo de um novo ciclo para esse povo, da mesma forma como o último dia do ano ocidental significa o início de um ano novo.

É interessante citar que os maias tinha como base dados lunares e ciclo de Vênus, com 584 dias, entre outros ciclos menos relevantes, para concretizar seu entendimento da passagem do tempo. No entanto, foi com a contagem longa que esse povo conseguiu datar seus monumentos, como as pirâmides.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!