PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CÁLCIO – PARA QUE SERVE E ONDE ENCONTRAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

CÁLCIO – PARA QUE SERVE E ONDE ENCONTRAR – Quando se fala em consumo de cálcio pensa-se imediatamente na ingestão de leite, porém, existem muitas outras opções ricas na substância. Mas afinal de contas, você sabe por que temos que ingerir cálcio? Saiba para que serve e onde encontrar esse nutriente nos alimentos mais diversos para ter uma dieta rica e saudável.

CÁLCIO - PARA QUE SERVE E ONDE ENCONTRAR

O cálcio é um mineral fundamental para o organismo, pois 99% da sua quantidade no organismo estão concentradas nos ossos e dentes. Dessa forma, entre os principais benefícios do cálcio está o fato dele desenvolver e manter a saúde dos ossos e dentes. Em períodos como a infância, portanto, é ainda mais essencial, porque ajudar na formação dos mesmos.  Períodos como a gestação e lactação também é mais requisitado.

Outros benefícios do cálcio é que ele ajuda na iniciação da contração muscular, o que está relacionado ao ciclo de “contração e relaxamento”, o qual é responsável por regular os batimentos cardíacos. Ele também está envolvido nos mecanismos de coagulação do sangue e na função enzimática, ao ativar as enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas.

O consumo de cálcio é importante, ainda, porque age na regulação e transmissão de impulsos nervosos. Quando a quantidade necessária do mineral não é ingerida, o corpo dá sinais de sua deficiência, entre eles, estão dentes e unhas frágeis, queda de cabelo, pele seca e descamada, cãibras, taquicardia, formigamento, contrações musculares, falta de memória, insônia, irritabilidade e convulsões.

Onde encontrar e para que serve o cálcio

O consumo de cálcio pode se dar através de uma série de alimentos, entre eles, estão tofu, gergelim, sardinha, salmão, amêndoas, soja, linhaça, iogurtes, queijo, espinafre, brócolis, castanha, folhas de mostarda, feijão, quiabo, ameixa e o leite. No entanto, alguns hábitos e substâncias podem atrapalhar a absorção do cálcio pelo organismo.

O excesso de sal é um exemplo, porque ele aumenta a sua eliminação pela urina. O excesso de ácido oxálico também é um inimigo da absorção de cálcio, por isso, não exagere na ingestão de gérmen de trigo, nozes, feijão, espinafre, manteiga, tomate e acelga. A eficiência de vitamina D também prejudica, assim, aposte nos alimentos ricos na substância, como atum, sardinha, leite, iogurte, queijo, carnes, fígado e gema de ovo.

Magnésio é outra substância que ajuda a absorção de cálcio, alguns dos alimentos que o possuem são as amêndoas, nozes, frutas, leite, cereais em grãos e vegetais. Já o açúcar, cafeína e fósforo em excesso são ruins e a proteína e o ferro, embora sejam substâncias muito importantes, o melhor é quando elas não são ingeridas com as fontes de cálcio em uma mesma refeição.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!