CÃES QUE ROEM TUDO, O QUE FAZER?

CÃES QUE ROEM TUDO, O QUE FAZER?

Todos os amantes de cães já tiveram, têm ou terão um animal de estimação que rói tudo o que vê pela casa. É uma queixa comum entre os donos, porém é um hábito que pode e deve ser contido, em muitos casos é preciso também visitar um veterinário para verificar se essa mania de roer não é um indício de problemas de saúde física ou psicológica do seu cãozinho. Confira a seguir algumas observações importantes para quem tem problemas com cães que roem tudo o que veem.

Saiba o que acontece com cães que roem tudo

Entenda o por quê: a primeira atitude a tomar é entender por que o seu cachorro rói tanto. No caso dos filhotes, a necessidade de roer não difere muito da mesma necessidade que tem os bebês que colocam tudo na boca. A fase do recém-nascido é fase de descoberta do mundo, das substâncias que os agradam ou não e como eles distinguir as coisas.

A gengiva também pode começar a coçar e incomoda-lo por causa da troca de dentição, nesta fase é preciso evitar deixar fios, cabos e móveis soltos pela casa. É importante entender que no começo da vida do seu bichinho é assim que ele vai identificar o mundo em que vive.

Como evitar: você pode evitar até mesmo que o cãozinho bebê roa oferecendo brinquedos de diferentes materiais para que o momento de descoberta não se interrompido, elogie e incentive toda vez que o vir roendo o brinquedo correto ao invés de um sapato ou do pé da mesa. Há bolinnhas e esssos naturais defumados especialmente para esta fase.

Não deixe todos os brinquedos à disposição a o mesmo tempo para que ele não se acostume a ter muitas opções ao mesmo tempo e achar que pode roer mais de alguma coisa a vista, ou até perder interesse nos brinquedos. Faça um rodízio de brinquedos, um por vez. Deixando brinquedos fora do alcance aguça a expectativa para a nova brincadeira, para o novo momento em que ele poderá roer sem medo.

Quando pega-lo roendo alguma coisa: não faça escândalo nem mesmo dê muita atenção ao fato, mesmo que sinta vontade de dar aquela bronca. Pois assim você pode, mesmo sem querer, fazê-lo acreditar que roendo objetos ele chama sua atenção, Os cães memorizam facilmente as ações que podem fazer para ter a atenção dos donos. Ao pegá-lo no ato, retire o objeto dele sem escândalo e ofereça um dos brinquedos com os quais ele poderá brincar.

Nunca use sprays repelentes ou qualquer substancia química nos móveis e ambientes da casa a fim de evitar que o cachorro roa. Há produtos feitos especialmente para este fim e que não prejudicam o cachorro com substâncias químicas que há nos produtos comum. Faça isso quando o cão ainda for filhote.

Seu cão cresceu e continua roendo?

Se mesmo depois de anos o seu cachorro continuar roendo e todas as soluções possíveis não ajudaram ele a perder o hábito, é melhor procurar um veterinário que fará exames especiais para identificar problemas de ansiedade no seu cãozinho e identificar o melhor tratamento.