PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





BULLYING NO AMBIENTE DE TRABALHO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas ,Informações Gerais

BULLYING NO AMBIENTE DE TRABALHO – Depois do tema Bullying vir à tona, em especial, sobre a sua prática em escolas de todo o país, agora, o tema vem se estendendo para o Bullying no ambiente de trabalho. Porém, antes de tomar as devidas precauções e os encaminhamentos adequados ao passar por uma situação dessas, é preciso identificar quando ele ocorre.

O que é Bullying no ambiente de trabalho

O Bullying no ambiente de trabalho acontece quando existe o abuso de poder, sendo que o mais comum é que um funcionário sofra o Bullying de uma pessoa que tenha um cargo acima do seu, ou seja, que exerça sobre o empregado algum tipo de chefia. Porém, a prática pode ocorrer em demais situações, por isso, é importante saber o que é Bullying no ambiente de trabalho.

BULLYING NO AMBIENTE DE TRABALHO

Situações em que o trabalhador sinta-seintimidado, ofendido, humilhado, inclusive, na frente de outras pessoas, configuram-se como Bullying. O resultado, entre outros, é o sentimento de impotência da vítima, sendo que a sua dignidade no trabalho é minimizada pelo opressor (quem pratica o Bullying).

Por outro lado, essas situações são diferentes de quando ocorre agressão, que se refere a um ato isolado. O Bullying, do contrário, exige ataques repetitivos contra uma pessoa, o que desenvolve um padrão de comportamento do opressor. Um patrão exigente também não pode ser identificado comobullie/agressor, a não ser que ele esteja tratando mal e repetidamente o seu subordinado.

Como identificar Bullying

Confira algumas situações mais comuns e saiba como identificar Bullying:

– Críticas exageradas, desproporcionais;

– Colocar culpa no funcionário mesmo sem justificativa cabível;

– Quando o empregado é tratado de forma desigual do restante da equipe;

– Sofrer xingamentos, receber gritos, ser humilhado, excluído, ser alvo de piadas ou ficar isolado socialmente;

– Ser vigiado excessivamente e constantemente.

O que fazer quando identificar o Bullying:

– O primeiro passo é reconhecer que é vítima de Bullying e que por isso não merece o que está passando;

– Reconhecer que o Bullyingnão é resultado de mau desempenho e sim que o agressor está com problemas de controlar os seus sentimentos.

– O indicado é que se façam anotações em um diário, detalhando data, horário, local, o que foi dito ou feito, quem estava presente e o que motivou a prática. Denuncie a prática de Bullying à pessoa adequado dentro do ambiente de trabalho.

– O melhor é denunciar ao chefe ou ao setor de RH. No entanto, se não adiantar o aconselhável é que a vítima busque uma das muitas leis da CLT que protegem o trabalhador. O sindicado da sua categoria pode ajudá-lo.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!