PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO DO BEBÊ

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê

Desde os primeiros meses de vida do seu filho já é possível estimular o cérebro do bebê. Quando ele tiver cinco meses, uma das brincadeiras para desenvolver a capacidade de raciocínio do bebê consiste em cobrir uma lanterna com um pedaço de plástico colorido, acendê-la e fazer movimentos na parede. Além dele se divertir com as projeções na parede, você deve falar sobre as características da luz, se é azul, verde, amarela, vermelha e dizer que é brilhante, bonita, divertida, etc.

Esse jogo infantil vai permitir ao bebê criar relações no cérebro, ativando a visão e os neurônios ligados aos movimentos. De dia, você pode fazer outra brincadeira para bebê envolvendo cores. Faça cartões coloridos com cartolina e brinque de forma semelhante, pois nessa fase ele tem um interesse especial pelas cores, o que faz parte do desenvolvimento da sua inteligência.

BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO DO BEBÊ

Brincadeiras entre 6 e 9 meses

Quando o seu filho tiver entre 6 e 9 meses, as brincadeiras para desenvolver a capacidade de raciocínio do bebê já podem ser outras, inclusive, envolvendo músicas. As experiências musicais aprimoram a aptidão futura de raciocínio e fazem a consciência auditiva do bebê crescer, bem como expandir as ligações cerebrais entre os neurônios.Para tanto, você pode esconder um brinquedo que faça som e depois incitar o bebê a procurá-lo por meio do barulho que emite.

Nessa brincadeira para bebê, você deve mostrar entusiasmo e parabenizá-lo quando ele achar o brinquedo, podendo repetir o jogo infantil em outras partes da casa, sempre perguntando a ele “onde está o brinquedo?”. Assim, ele vai em busca e quando o bebê já estiver engatinhando, você pode aumentar o nível de dificuldade para encontrar o brinquedo, colocando embaixo de uma almofada, por exemplo.

Mais brincadeiras educativas

Para desenvolver a capacidade de raciocínio do seu filho, as brincadeiras que envolvem o tato também são importantes. Por isso, uma dica de jogo é você dizer uma parte do corpo e fazer com que ele coloque a sua mão na parte do seu corpo correspondente. Depois, você inverte a brincadeira colocando a sua mão no corpo do seu filho, referente à parte do corpo que você falou.

As experiências táteis são outras maneiras de estimular o cérebro do bebê e o conhecimento do seu corpo. Esses jogos infantis servem como um tratamento de neuroterapia, uma técnica que consiste em realizar uma espécie de ginástica para o cérebro. A tática é eficaz porque colabora para o processo de aprendizagem ao permitir a criação de novas conexões cerebrais.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!