PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





BOLETIM DE OCORRÊNCIA SP ONLINE – SÃO PAULO, FAZER B.O PELA INTERNET

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

BOLETIM DE OCORRÊNCIA SP ONLINE - SÃO PAULO, FAZER B.O PELA INTERNET

Por mais que muitos brasileiros estejam desacreditados quanto à eficiência das autoridades de segurança no país, é importante que os paulistas saibam como fazer um Boletim de Ocorrência SP – São Paulo nas delegacias do estado.

A partir dos boletins de ocorrência se torna possível aos órgãos responsáveis pela segurança saberem quais são os crimes e contravenções mais frequentes em uma determinada região da cidade. Além de cruzar esses dados com as demais informações do município, estado e mesmo do país.

Além disso, em alguns momentos é preciso fazer o boletim de ocorrência, como quando os seus documentos são roubados/furtados e você precisa apresentá-los em um determinado lugar. Nesse caso e em outros, o boletim os substituem.

Se para algumas pessoas a falta de tempo e a distância eram desculpas para não fazer um boletim de ocorrência, agora não tem mais comum usá-la. Assim como em muitos estados brasileiros, São Paulo tem uma delegacia online, onde podem ser feitos os boletins de ocorrência pela internet.

O procedimento é rápido e fácil. No entanto, não são todos os crimes que podem ser registrados no site. Em geral, apenas os que não envolvem mortes, como é o caso de furto/roubo de veículo, de objetos e documentos, calúnia, injúria, difamação, acidentes de trânsito sem vítimas, desaparecimento/encontro de pessoa e ameaça.

Já quando os crimes que se deseja registrar não estão disponíveis no site para boletim de ocorrência, é solicitado à pessoa interessada se encaminhar pessoalmente até a delegacia de polícia mais próxima.

Boletim de ocorrência pela internet

Independente se o boletim de ocorrência for realizado pessoalmente ou através da internet pelo cidadão é necessário que o fato ocorrido tenha acontecido em São Paulo. O mesmo ocorre nos demais estados brasileiros.

Quanto ao boletim de ocorrência, outra informação importante é que toda a comunicação falsa de crime ou contravenção também é crime, sendo que a pessoa está sujeita as penas descritas no Código Penal Brasileiro.

O mesmo serve para facilidade ideológica, ou seja, fazer um boletim de ocorrência se passando por outra pessoa. Isso significa que mesmo com a facilidade que existe em fazer um registro pela internet pessoas mal intencionadas podem ser punidas.

Quando o registro ocorre de forma virtual ele é analisado pela Polícia Civil antes que se torne um boletim de ocorrência. Assim como acontece pessoalmente, pela internet é preciso ainda informar dados pessoais e responder algumas perguntas sobre o fato que motivou o registro.

Por fim, a delegacia eletrônica informa o número do protocolo do boletim de ocorrência, o qual é importante anotar para acompanhar o caso e fazer futuras alterações, se necessário. Se for no final de semana o registro do fato é possível que apenas no primeiro dia útil o registro seja analisado.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!