PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





BENEFÍCIOS DO TRABALHO VOLUNTÁRIO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

Os benefícios do trabalho voluntário são inúmeros e não apenas para quem realiza a tarefa, bem como para todos os demais envolvidos. Além disso, existem muitas formas de fazer trabalho voluntário e muitos motivos são os que estimulam as pessoas a iniciar essa tarefa.

BENEFÍCIOS DO TRABALHO VOLUNTÁRIO

Há quem vê os benefícios do trabalho voluntário ao entregar sopas para os moradores de rua em dias frios, acolher e cuidar de animais abandonados, integrar o currículo extraclasse de escolas públicas ou realizar atividades em prol do meio ambiente. No entanto, esses são apenas alguns exemplos.

Ao saber como fazer trabalho voluntário e se envolver em uma atividade, além dos benefícios que os outros recebem, o próprio voluntariado cresce pessoalmente e profissionalmente, no caso de ser voluntário na sua área de atuação. Muitas vezes, entretanto, a pessoa escolhe ser voluntário justamente em outra área, pois é uma maneira até mesmo de relaxar, ao sair da pressão que o trabalho formal exige.

Quais são as vantagens de ser um voluntário

Quem opta por esse trabalho só tem a ganhar, além de fazer novas amizades, melhora a sua saúde mental e física, pois toda a atividade que exige dedicação faz o cérebro funcionar. Pessoas que se mantêm ativas mesmo depois de aposentadas ou mesmo que não se contentam com a rotina trabalho-casa ou faculdade/escola-casa também encontram no trabalho voluntário uma atividade prazerosa.

Outra entre as grandes vantagens de ser um voluntário é que a pessoa desenvolve suas habilidades, inclusive, aquelas que nem imaginava ter. Por consequência, amplia os conhecimentos, obtém novos saberes e até possui mais chances de conseguir um trabalho formal, pois é também uma maneira de adquirir experiência em uma atividade, ao ter esse diferencial curricular.

Como muitos dos trabalhos voluntários estão ligados à questão social, pessoas que praticam essa tarefa ampliam a sua visão de sociedade, o seu senso de cidadania, bem como as relações sociais. Já pessoas que se envolvem com atividades ligadas ao meio ambiente, entre outras, podem aprender muito e mesmo trocar conhecimento com outros voluntários.

A vontade de como fazer trabalho voluntário muitas vezes brota da observação do seu meio e de perceber que alguma coisa deve ser feita. Na maioria das vezes, são tarefas que deveriam ser feitas pelo governo, porém, estão desassistidas. Por isso, se você está interessada em se unir a esse grupo, observe ao seu redor o que deveria ser feito e se reúna com pessoas que tenham o mesmo propósito.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!