PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





BENEFÍCIOS DO JOGO DE XADREZ

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Informações Gerais ,Saúde

BENEFÍCIOS DO JOGO DE XADREZ

Além de promover o espírito competitivo, os benefícios do jogo de xadrez aos seus praticantes são inúmeros, pois é preciso estar muito atento ao que acontece, prever o que o adversário vai fazer e desenvolver estratégias para vencer. Por isso, já existem escolas que promovem as partidas de xadrez.

De acordo com especialistas, as necessidades que o xadrez exige dos jogadores estimulam a sua criatividade e autoestima, por isso, desde cedo as crianças podem aprender o jogo. Quando é usado pelas escolas, os objetivos do ensinamento do xadrez são especialmente para ajudar no progresso da aprendizagem.

Isso porque entre os benefícios do jogo de xadrez está o desenvolvimento da maturidade intelectual, assim, mesmo jovem quem joga aprende a tomar decisões mais facilmente, o que, aliás, será um aprendizado para o resto da sua vida. Outra vantagem do xadrez é que colabora para que os seus participantes treinem o pensamento crítico e o raciocínio lógico.

Já que o jogo demanda que seus participantes pensem no que pode acontecer ao mover uma peça, outro dos benefícios do jogo de xadrez é que ele confere aos jovens a possibilidade de analisar consequências. Também ajuda a desenvolver a disciplina e ter consciência da responsabilidade de suas ações.

Mais sobre os benefícios do jogo de xadrez

Além de contribuir na ampliação da sua criatividade, pois é preciso pensar nas mais diversas formas de avançar no jogo e evitar as emboscadas, o jogador desenvolve um pensamento mais rápido. As decisões têm um tempo para serem tomadas, sendo preciso pensar e agir com rapidez.

Por todos os benefícios do jogo de xadrez, estudos comprovam que a sua integração nas escolas é muito positivo, já que se torna um aliado da educação, resultando em alunos mais concentrados, que possuem melhor aproveitamento escolar. Porém, para que as vantagens do jogo sejam eficazes dentro da escola não basta dar aos estudantes o tabuleiro e as peças.

É essencial que os professores trabalhem em conjunto com as regras que envolvem o xadrez, para que possam direcionar os seus benefícios ao desempenho dos alunos. Uma dica na hora de implantar o xadrez na escola é ter a colaboração do professor de matemática, especialmente, já que é essa disciplina que se torna mais acessível ao aluno que joga xadrez.

Já se constatou que conteúdos como progressões geométricas, geometria plana e probabilidade, por exemplo, são melhores assimilados depois de conhecerem o xadrez. Mas o jogo também beneficia a aprendizagem de outras disciplinas, como literatura, história e sociologia.

Entre outras razões, porque contribui com a memória, além de ter uma função socializante, ao ensinar aos mais novos como aceitar a derrota e a importância de pensar antes de agir.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!