PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





BENEFÍCIOS DA TERCEIRA IDADE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

Existem muitos benefícios da terceira idade, como a experiência acumulada, melhor capacidade de tomar decisões, possibilidade de descanso e muito mais. No entanto, há aquelas vantagens bem pontuais que torna chegar à fase de idoso muito mais satisfatório. Elas dizem respeito em especial aos benefícios governamentais e prioridades que se tem direito.

Entre os benefícios da terceira idade estão os descontos em eventos culturais para toda a pessoa maior de 60 anos. Assim, ela pode pagar pelo menos 50% em eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer. Conforme cada município, as regras podem sofrer variações, porém, o mais comum é que para receber o benefício o idoso deve apresentar o documento de identidade na bilheteria.

BENEFÍCIOS DA TERCEIRA IDADE

Com o transporte público urbano, as vantagens da terceira idade são bem conhecidas. Todos os idosos têm direito de andar de ônibus, trem ou metrô do modo gratuito. Na maioria das cidades, esse benefício para a terceira idade é oferecido a partir dos 65 anos, sendo que existem cidades em que as mulheres com mais de 60 anos já são beneficiadas. Para obter o desconto, basta apresentar um documento de identidade.

Quando se fala em transporte interestadual também existem as suas vantagens da terceira idade. É lei que duas vagas em cada veículo de ônibus, trem ou barco que viaje entre estados sejam destinadas para idosos. Se a pessoa tiver 65 anos ou mais e renda igual ou menor a dois salários mínimos vai viajar de graça. Se as vagas foram preenchidas, os demais têm desconto de 50% no preço da passagem.

Quais são os benefícios da terceira idade

Na justiça, o idoso também conta com benefícios, no que diz respeito à prioridade em processos judiciais, desde que sejam maiores de 60 anos. A prioridade se refere à tramitação em qualquer instância, sendo necessário que o advogado faça um requerimento com o pedido.

Mesmo na terceira idade é possível realizar o sonho da casa própria, sendo que cidadãos a partir dos 60 anos têm preferência em programas. E mais: 3% das unidades devem ser destinadas a eles. Os critérios de financiamento, por sua vez, precisam condizer com os rendimentos de aposentadorias e pensões.

Existe ainda a assistência social, um direito de todo o cidadão em receber um salário mínimo todo o mês, desde que tenha 65 anos ou mais e que não possua outros benefícios, como aposentadoria ou pensão. Sua renda familiar precisa ser inferior a um quarto de salário mínimo por pessoa. Para obter esse direito, é necessário buscar a agência da Previdência Social mais próxima.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!