PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





BARISTA – SALÁRIO, PROFISSÃO, O QUE FAZ

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos

BARISTA – Muitas pessoas podem achar que soa estranho, mas existe uma profissão chamada Barista, que se refere aos profissionais que atuam em restaurantes, bares e, em especial, em cafeterias, sendo eles especializados em preparar cafés e seus derivados. O Barista sabe identificar grãos, conhece diferentes tipos de café e sabe preparar cada um deles com a técnica adequada, sejam expressos, comuns ou especiais. O Barista também pode desenvolver bebidas à base de café, com cremes, licores e bebidas alcoólicas, entre outras variedades.

BARISTA - SALÁRIO, PROFISSÃO, O QUE FAZ

O salário do Barista varia de R$ 560,00 a R$ 1.500,00, sendo que o primeiro valor de refere ao salário inicial e depois ele pode aumentar conforme o local onde trabalhar e a quanto se mostrar qualificado e eficiente na sua função. Além de saber preparar as bebidas com café, o Barista deve entender bastante sobre a sua história, os processos de plantio, colheita, torra e moagem, bem como as características do grão e saber detalhes da extração da bebida.

A pessoa que se dedicar a essa profissão pode, ainda, se aprimorar ainda mais, criando as suas próprias receitas e fazendo experimentos com o grão. Quem deseja ser um Barista, entretanto, deve saber algumas das características importantes desse profissional, sendo ela a sensibilidade, metodologia, autoconfiança, facilidade de lidar com as pessoas e gosto pela culinária. Também é importante que para atuar nessa área o interessado faça um curso de formação ou capacitação de baristas.

Atualmente, o curso de Barista é encontrado em algumas instituições de ensino e profissionais do ramo também podem oferecer aulas particulares ou para grupos. É importante que no curso de Barista o aluno aprenda sobre a história do café; processo produtivo; regiões produtoras; expressos; cafés especiais; torra, moagem e empacotamento; equipamentos; vaporização do leite; entre outros tópicos.

Embora seja uma novidade no Brasil, o Barista, aos poucos, ganha a mesma importância que já recebe em muitos outros países, como na Itália, onde a profissão é bastante antiga. Por isso, é uma profissão com imenso campo de atuação. Hoje em dia, o Barista pode encontrar emprego em restaurantes classe A, bem como em bares e cafeterias que investem em profissionais qualificados.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!