PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ATUAR NO CAMPO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos

ATUAR NO CAMPO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS

Quem deseja atuar no campo de ciências biomédicas deve, antes de qualquer coisa, entender o que o profissional dessa área faz, pois muitas vezes é possível confundir a profissão com biologia ou medicina. A biomedicina, entretanto, integra a área das Ciências Biológicas, estando voltada para a pesquisa das doenças humanas. Por consequência, a área realiza estudos para identificar as suas causas e quais os melhores tratamentos.

Na hora de ser contratado, pode ser por órgão público de saúde, hospitais e laboratórios, sendo que a sua função principal é fazer testes e pesquisas. Normalmente, esse profissional atua em equipes ao lado de farmacêuticos, biólogos, bioquímicos e médicos.

Entre as principais atividades, o biomédico pode fazer análises ambientais, para saneamento ambiental, ao desenvolver técnicas de tratamento de esgoto e água, análises bromatológicas, ou seja, estudar a composição química e calórica dos alimentos, a fim de que não ocorram adulterações, e análises clínicas, ao realizar exames em laboratórios para assinar laudos, identificar agentes patológicos e outras funções.

O biomédico também pode: pesquisar anatomia, estudando a estrutura e a forma dos organismos; atuar com biofísica, ao investigar processos fisiológicos, estudo esse que alia os conhecimentos de física; ou trabalhar com a biologia molecular, que estuda o funcionamento das proteínas, genes, DNA, RNA e outras para executar tarefas de fertilização humana ou animal.

Quem deseja atuar no campo de ciências biomédicas ainda pode se dedicar à bioquímica, ao analisar o metabolismo dos vegetais e animais para conhecer sua composição química. Já quem preferir a biotecnologia vai manipular micro-organismos e substâncias para a indústria dos alimentos, cosméticos e remédios.

Mais informações sobre como atuar no campo de ciências biomédicas

Quem se forma em ciências biomédicas pode se especializar nos campos: da citologia para estudaras células; do diagnóstico por imagem, para realizar exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada; da embriologia; da farmacologia; da genética; da histologia; da imunologia; da microbiologia; da parasitologia; da psicobiologia; e da toxicologia.

Na prática, quem atua no campo de ciências biomédicas realiza testes de paternidade, diagnóstico de HIV, Hepatite C e outras doenças, além de desenvolver vacinas contra doenças infecciosas. O profissional pode seguir a carreira acadêmica, dando aulas ou fazendo pesquisas, embora apenas uma pequena parte dos biomédicos se dedique à docência.

O campo desse profissional tem crescido, assim, as chances de entrar no mercado de trabalho são maiores, inclusive em relação a áreas que exigem maior especialidade, como a de reprodução humana e citopatologia, além do ramo dos bancos de sangue.

Para ter sucesso na profissão, é preciso de bastante dedicação e conhecimento, por isso, mesmo atuando fora da universidade, é importante continuar se especializando. Estar informado sobre as novidades da sua área também é fundamental para não ficar pra trás. O salário no início de quem se forma é pouco mais de R$ 1.800,00.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!