PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ATM – SINTOMAS E TIPOS DE TRATAMENTO – DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

ATM - SINTOMAS E TIPOS DE TRATAMENTO - DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

ATM – SINTOMAS E TIPOS DE TRATAMENTO – Se você tem a sensação de que a sua mandíbula está estalando, saltando para fora ou travando, é possível que esteja sofrendo da ATM ou disfunção da articulação temporomandibular. Para tanto, é preciso saber como identificar ATM: sintomas e tipos de tratamentos.

Antes, vale lembrar que o problema é uma mudança da articulação que liga o maxilar à mandíbula, que leva ao seu mau funcionamento. É também uma das articulações mais complexas do corpo humano, pois para permitir que a mandíbula vá para frente, para trás e para os lados, existe sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos.

ATM: sintomas e tipos de tratamentos

Entre os sintomas da ATM estão presentes sinais comuns em outras situações, por isso, a sua identificação nem sempre é fácil, podendo ser confundida com outros problemas. De qualquer forma, os principais sintomas são os seguintes:

– dores de cabeça (semelhantes a enxaquecas);

– dores de ouvido;

– dor e pressão atrás dos olhos;

– sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca (como um “clique”);

– dor ao bocejar ou ao mastigar;

– sensação de mandíbula “presa", que trava ou sai do lugar;

– flacidez dos músculos da mandíbula;

– mudança brusca no encaixe dos dentes superiores e inferiores.

Saiba quais são os tipos de tratamento para ATM

Não se sabe exatamente o que desencadeia a ATM, como também não existe uma cura para o problema. No entanto existem diferentes tipos de tratamento para ATM, sendo que eles amenizam em muito alguns dos principais sintomas do problema. Veja como tratar ATM:

Calor úmido: os sintomas da ATM de dor e espasmo muscular podem ser eliminados com aplicação de calor úmido, através de bolsa quente ou toalha morna embrulhada ao redor do rosto. Isso evita inflamações, no entanto, é preciso cuidado para não se queimar.

Medicamentos: devem ser usados apenas quando a dor é muito forte, sendo indicados os relaxantes musculares, analgésicos e anti-inflamatórios, conforme o caso. Porém, é o médico quem deve receitar a melhor opção.

Aparelhos: existem aparelhos que podem reduzir os efeitos do travamento ou rangido da mandíbula. Chamado de placa de mordida ou splint, ele é feito sob medida para o paciente, assim, encaixando-se nos dentes superiores para deslizarem sobre os inferiores, impedindo o atrito.

Técnicas: relaxar a boca pode ajudar a evitar a tensão muscular na mandíbula. Para tanto, uma respiração lenta e profunda, enrijecendo e relaxando os músculos alternadamente pode ajudar. Ioga e meditação são outras técnicas eficazes.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!