APARELHO DENTÁRIO PERSONALIZADO FALSO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

grey APARELHO DENTÁRIO PERSONALIZADO FALSO

APARELHO DENTÁRIO FALSO -Há alguns anos era difícil escutar algum jovem ou adolescente afirmando que queria usar aparelho dentário, isso porque além de ser um tratamento caro, também trazia desconforto estético ao paciente. Os anos se passaram e o tratamento evolui, sendo que hoje as peças coladas nos dentes são menores e qualquer pessoa, de qualquer idade, pode dar início a correção dos dentes com um aparelho ortodôntico, além de os preços estarem bem mais acessíveis. Mas a situação tem se mostrado diferente nos últimos meses, já que usar aparelho se tornou uma moda entre jovens e adolescentes. A moda agora é usar aparelho dentário falso.

O que é aparelho dentário falso?

Mas, mesmo na moda, o uso de um aparelho nos dentes é uma questão muito séria que precisa ser acompanhada de perto por um profissional ortodontista. Quando uma pessoa apresenta problemas estéticos ou na mordida, sua primeira medida deve ser a procura por um profissional capacitado. Somente ele poderá avaliar qual a necessidade da pessoa pelo uso do aparelho, com base em exames como radiografias e ainda modelos de gesso. É preciso desenvolver um plano de tratamento para cada caso específico, sendo esta a única forma saudável e recomendada para a correção dos dentes.

Mas a moda tem feito com que muitos adolescentes passem a usar um aparelho dentário falso, sem a necessidade real de tratamento. A peça é vista como um acessório da moda, cobiçado tanto por meninas quanto por meninos. Mas apesar de parecer simples, já que a compra das peças, fios, elásticos e borrachas vem sendo feito no comércio paralelo e com as manutenções mantidas em casa, pelos próprios adolescentes, o assunto é serio e este uso irregular pode terminar causando sérios problemas na saúde bucal do usuário, que vão desde perda óssea, problemas nas gengivas até o risco de perder o dente.

O falso aparelho odontológico se popularizou

Com um número cada vez maior de jovens procurando pelo falso aparelho, as peças podem ser facilmente encontradas em camelos e outros espaços de comércio paralelo. Os brackets são colocados pelo próprio comerciante, em alguns casos, que estiliza o uso das borrachas e elásticos conforme o adolescente pedir. As peças são vendidas em diferentes formatos e cores, de forma que o próprio usuário pode realizar a manutenção em casa, personalizando o aparelho. Nas redes sociais, tem se tornando comum a foto de jovens divulgando os sorrisos com o aparelho dentário falso, exibindo o novo acessório. Também são encontradas páginas ensinando onde encontrar as peças e como estilizar seu aparelho em casa.

Como prevenir: o uso de aparelho sempre deve ser acompanhado por um dentista habilitado. Quem usa o aparelho sem necessidade, mesmo que seja o falso, corre um grande risco de acabar danificando sua estrutura dentária, entornando e até movendo alguns dentes de lugar na boca. Alguns danos, como a perda de dentes e o deslocamento podem ser irreversíveis. Em São Paulo, o Conselho Regional de Odontologia vem trabalhando para criar uma lei que não permita a venda de material odontológico, como os fios metálicos e as borrachinhas, por pessoas que não sem dentistas ou não tem autorização. Hoje a venda pode ser realizada por qualquer pessoa.




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!