PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ALIMENTOS QUE REDUZEM SINTOMAS DA TPM

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

ALIMENTOS QUE REDUZEM SINTOMAS DA TPM

Um percentual acima de 80% das mulheres enfrentam diversos desconfortos em decorrência da Tensão Pré-Menstrual, a temida TPM, constituída por uma série de sintomas que atingem as mulheres antes da menstruação. Entre os sintomas estão inchaço, irritabilidade, enxaqueca e tristeza, entre vários outros. Em algumas mulheres, os sintomas são tão intensos que chegam até a prejudicar a realização de tarefas simples e cotidianas. Embora existam alguns fatores que possam potencializar os efeitos, existem também alimentos que reduzem sintomas da TPM.

Por que a alimentação é importante

Várias pesquisas já revelara que a deficiência de determinados nutrientes pode acabar piorando os dias difíceis de Tensão Pré-Menstrual. Por isso manter uma alimentação equilibrada nutricionalmente é uma das melhores formas de tratar dos sintomas da TPM nas mulheres que sofrem com este transtorno.

Quais são os alimentos que reduzem sintomas da TPM

A primeira dica é se alimentar de uma boa quantidade de comidas que sejam ricas em magnésio, como no caso do figo, a banana, abacate, quiabo, alcachofra e beterraba, principalmente nos dias que estiverem próximos de vir a menstruação. Outra dica é tomar bastante água, para evitar sofrer com a retenção de líquido. É importante também ingerir outros líquidos, como chás, sucos e água de coco. Na hora de se alimentar, dê preferência a alimentos com carboidratos complexos, como arroz e pães integrais. Ingira ainda rodelas de batata na hora do jantar ou do almoço.

Como se alimentar melhor na TPM

Outra recomendação importante é evitar o consumo de açúcar e doces, ingerindo no máximo uma vez por semana. Fique atenta ao consumo diário de alimentos que sejam fonte de ômega-3, como, por exemplo, semente de linhaça, arenque, sardinha, atum, ou salmão. Inclua na dieta azeite e outros alimentos fontes de cálcio, leite sem lactose e derivados, como iogurte natural, queijo branco, coalhada, no mínimo três vezes por dia.

Uma dica para melhorar os sintomas da TPM é ingerir nesta fase, diariamente, uma porção pequena de cálcio, leite sem lactose e derivados (iogurte naturais, queijo branco, coalhada,etc) no mínimo três vezes por dia. O que também ajuda é consumir constantemente alimentos que são fonte de fibras, como verduras, frutas, cereais integrais, algas e leguminosas, como vagem, lentilha, ervilha, soja, grão de bico e feijão. Inclua ainda na alimentação produtos que sejam derivados da soja, como o leite e o tofu.

Consuma diariamente ao menos um copo de suco de uva roxa por dia. Tome o cuidado de não ingerir em excesso alimentos com condimentos, como embutidos, presunto, salada, salsicha, enlatados e alimentos com muito sódio, como caldos de carne e molho inglês. Além da alimentação, é importante também sempre praticar uma atividade física, que vai garantir disposição e a produção natural de horm6onios que ajudam a amenizar os sintomas da TPM.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!