PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ALIMENTOS QUE PROVOCAM DOR DE CABEÇA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

ALIMENTOS QUE PROVOCAM DOR DE CABEÇA

A dor de cabeça é um problema que atinge diversas pessoas e existem vários alimentos que provocam dor de cabeça. Esse problema é definido pela presença de uma sensação dolorosa na cabeça, podendo se concentrar na face e até atingir o pescoço.

As dores de cabeça podem ser primárias ou secundárias, sendo causadas por distúrbios do próprio cérebro, no primeiro caso, e por problemas em outra parte do corpo, no segundo caso. Isso significa que homens e mulheres podem ser acometidos por 150 tipos diferentes de dores de cabeça.

Alimentos que provocam dor de cabeça

De uma maneira geral, os alimentos que provocam dor de cabeça são os seguintes: pimenta, pimentão, berinjela, tomate, batata, alimentos fermentados com leveduras, maçã, frutas cítricas, trigo, produtos à base de soja (leite, tofu, molho de soja), frutas oleaginosas, em especial a castanha de caju, milho, leite e seus derivados.

Além desses, existem ainda outros alimentos que funcionam como aditivos alimentares ou naturais que podem intensificar uma dor de cabeça ou uma crise de enxaqueca. Confira a lista: os nitratos (salsichas, salame, presunto), o ácido benzóico (utilizado em geleias, frutas desidratadas, margarinas), a tartrazina (corante amarelo), o glutamato monossódico (presente em muitos produtos industrializados), o aspartame, o metabissulfito (preservativo), e as aminas vasoativas feniletilamina (encontrada no chocolate ou álcool) e a tiramina.

No caso da tiramina, os alimentos que contêm essa substância são responsáveis por muitos casos de enxaqueca. Por isso, quem sofre de enxaqueca precisa evitar o seu consumo se sentir que após a ingestão, seus sintomas pioram. Você pode perceber mudanças quando ingerir queijos envelhecidos, banana, ameixa vermelha, abacate, berinjela, tomate, vinagre, bebidas fermentadas como a cerveja, o vinho e espumante. Evitar o consumo dessas comidas pode causar uma melhora significativa no caso, sem a necessidade do uso de medicamentos.

Bebidas com cafeína, como chá preto ou verde, podem ser os causadores de enxaqueca, já que a substância pode causar vasodilatação como um efeito rebote da vasoconstrição. A alta ingestão de cafeína é um dos principais responsáveis por intensificar os casos de dores de cabeça, além de perpetuar o ciclo e também provocar um aumento temporário. Dores de cabeça mais fortes são as dores de cabeças intensas e incapacitantes, chamadas de enxaqueca. Elas se caracterizam por uma dor aguda que pode durar de quatro a 72 horas, geralmente em apenas um lado da cabeça.

A enxaqueca  pode estar associada a sensibilidade à luz e a ruídos, vômitos e náuseas. Ainda que as dores de cabeça possam ser ocasionadas de diferentes formas, todas elas guardam alguns pontos em comum no que diz respeito às suas causas. Estão associadas às dores de cabeça problemas como: estresse, ansiedade, depressão, distúrbio de sono, além de exercícios e trabalhos excessivos. As enxaquecas podem ser ainda causadas por sinusites, infecção auditiva, abscesso dentário, disfunção têmporo-mandibular, tensão muscular, má digestão, hipoglicemia, constipação, hipotireoidismo e tensão pré-menstrual.

Antes de se automedicar ou de mudar completamente a sua dieta, consulte um profissional para identificar a causa da sua dor de cabeça.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!