PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ALIMENTOS QUE MANCHAM OS DENTES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

ALIMENTOS QUE MANCHAM OS DENTES – Alguns alimentos são responsáveis pelas manchas nos dentes, entre eles, está o café, vinho tinto, chá, beterraba, molhos de soja, refrigerantes e outros que contenham pigmentos ou sejam ácidos. Além disso, dentes com resina costumam ficar machados com mais facilidade. No entanto, não é preciso eliminar do seu cardápio os alimentos que mancham os dentes, até porque alguns deles são muito saudáveis.

Porém, o tipo de pigmento que os alimentos que deixam dentes manchados possuem pode ser removido de modo fácil. Ou seja, uma boa escovação pode evitar as machas, bem como as frequentes limpezas que são recomendadas pelos dentistas. O cuidado com os dentes é fundamental para saber como evitar dentes manchados, pois quando o esmalte dentário está desgastado, ele apresenta microporos que são onde os pigmentos dos alimentos de depositam.

ALIMENTOS QUE MANCHAM OS DENTES

Outra dica para saber como evitar dentes manchados é, portanto, evitar o excesso de alimentos doces, porque eles são um dos maiores responsáveis pela deterioração do esmalte. Se na hora você não puder escovar os dentes, ao menos, faça um bochecho com água logo após a ingestão desses alimentos que causam as manchas. A água também ajuda a neutralizar o pH da saliva.

Quando puder, entretanto, use escova de dentes e fio dental, sendo que o ideal é esperar ao menos uma hora depois de ingerir alimentos ácidos e ricos em pigmentos. Caso contrário, haverá um maior desgaste do esmalte que protege os dentes. Vale lembrar que não são apenas os alimentos que deixam dentes manchados, alguns antibióticos, outros medicamentos e excesso de flúor durante a formação dos dentes são outros exemplos.

Tipos de pigmentos encontrados nos alimentos que mancham os dentes

Existem dois tipos de manchas que afetam os dentes. As extrínsecas são superficiais e facilmente saem com a escovação correta. Já as intrínsecas resultam do processo de alteração da estrutura da dentina e/ou esmalte, assim, as manchas não saem com escovação. Essas manchas que não saem são provocadas por alimentos ácidos que tornam os dentes mais porosos.

Dicas para evitar dentes manchados

Além da higiene bucal, algumas dicas podem diminuir a incidência de manchas em seus dentes. Uma delas é preferir alimentos crus, duros ou fibrosos, assim, eles soltem menos dos seus pigmentos.

Na hora de ingerir bebidas ácidas, use um canudinho para os dentes terem menos contato com a mesma. Se você clarear os dentes com processo odontológicos, os dentes podem voltar a ganhar manchas. Assim, prevenir é o melhor remédio.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!