PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ALIMENTOS QUE DANIFICAM AS ARTICULAÇÕES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

ALIMENTOS QUE DANIFICAM AS ARTICULAÇÕES

Você sabia que existem alimentos que danificam as articulações? Evitá-los pode ser mais importante do que você imagina, já que as articulações são partes do corpo mais do que fundamentais, inclusive para movimentar o corpo. Então, ao praticar esportes, as articulações possuem um papel ainda mais essencial.

Estar com a musculatura em bom estado também ajuda na saúde das articulações. Por isso, a atividade física é muito útil. Contudo, a nutrição adequada vai permitir que elas se tornem mais fortes e resistentes. Os alimentos ricos em sal devem ser evitados, pois são os principais causadores da retenção de líquidos, o que é muito prejudicial às articulações. Alguns exemplos são os queijos amarelos, alimentos enlatados, industrializados e/ou congelados e os embutidos, como presunto, mortadela e salame.

A ingestão demasiada de álcool também causa a retenção hídrica. Mesmo que o consumo de leite e seus derivados sejam indicados por alguns especialistas porque, entre outras razões, é fonte de cálcio, o que é fundamental para a saúde dos ossos e das articulações, há quem defende a eliminação do leite do cardápio, levando em conta que esse líquido pode provocar dores nas articulações. Já quando os desgastes nas articulações não são tratados, eles podem levar a quadros de artrite e a artrose.

Mais dicas de alimentos que danificam as articulações

O ácido úrico é também um inimigo das articulações, que podem causar até mesmo fortes dores. O corpo produz esse ácido naturalmente, ao quebrar as moléculas de purina, substância presente em muitos alimentos, como carnes vermelhas, inclusive os miúdos, e mesmo a carne de frango.

Alguns frutos do mar também são ricos em purina, principalmente as anchovas e sardinha, além de bacalhau, lagosta, salmão, atum e outros. No entanto, como esses alimentos são importantes para outras funções do organismo, não precisam ser eliminados, apenas reduzidos em sua dieta, inclusive pessoas que tenham problemas como gota.

As bebidas alcoólicas, especialmente a cerveja, são ricas em purina. Logo, mais um motivo para nunca exagerar no álcool. Esses alimentos podem prejudicar as articulações, devido ao excesso de gordura e colesterol que possuem.

Uma alimentação desregrada que leva ao sobrepeso também prejudica as articulações. Nesse sentido, é importante evitar frituras, doces e produtos industrializados. Já para fortalecer as articulações, nada melhor do que alimentos ricos em vitamina C, uma vez que esta ajuda na formação de colágeno, cartilagem e matriz óssea.

A vitamina A também é importante porque atua na regeneração dos tecidos, enquanto a vitamina D realiza a absorção de fósforo e cálcio, elementos que previnem a osteoporose e outros problemas nos ossos. Mesmo as carnes podendo causar problemas para a articulação, na medida certa, elas podem ser benéficas, já que possuem mucopolissacarídeos, inclusive a carne de porco, que fortalece e recupera as articulações.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!