PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ALIMENTOS PARA EVITAR AO TER AFTA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

ALIMENTOS PARA EVITAR AO TER AFTA

Existem alimentos que podem desencadear lesões na boca e mesmo piorar crises em quem já existe o problema. Dessa forma, ao saber quais são os alimentos para evitar ao ter afta fica mais fácil de lidar com essas bolhas doloridas amareladas ou esbranquiçadas que atrapalham o dia a dia.

Existem diferentes razões para as aftas aparecerem na boca, sendo que uma bastante comum é a deficiência nutricional, ou seja, alguma vitamina está faltando no organismo. Isso é mais normal em pessoas que possuem problemas com aftas de modo recorrente. Da mesma forma, existem alimentos que podem provocar alergia, a qual se manifesta por meio das aftas.

Para saber qual é a causa das lesões na boca, uma dica é mudar de dieta e avaliar se o quadro sofre alterações. Comece acrescentando fontes de vitamina B2 nas refeições, pois ela pode prevenir as aftas, bem como as fissuras nos lábios. Para tanto, é importante ingerir alimentos como iogurte, leite e queijos, inclusive, requeijão e ricota.

Outros alimentos ricos em vitamina B2 são os ovos, as carnes magras e os vegetais verdes. A vitamina C também é uma aliada do organismo para evitar o problema, sendo que esse nutriente é bastante disponível nos alimentos. Alguns exemplos são manga, morango, goiaba, acerola, laranja, caju e limão.

Mais sobre quais os alimentos para evitar ao ter afta

Legumes como tomate e pimentão e vegetais folhosos também são fonte de vitamina C, que ajuda a evitar as aftas porque fortalece o sistema imunológico. Quando as lesões já estão na boca colaboram no sentido de agilizar a cicatrização das feridas.

Também existem alimentos que podem piorar o quadro da boca, como é o caso dos ácidos ou muito apimentados. Por outro lado, há quem diga que as frutas ácidas, inclusive, o abacaxi, podem desencadear as aftas, mesmo que não sejam suas causadoras diretas. Nesse caso, é preciso avaliar se as lesões sugiram na boca logo após consumi-las.

Chocolate, refrigerantes e café são outros alimentos que já foram listados como possíveis desencadeadores de quadros de aftas. Por isso, fique atento quando ingeri-los e se for uma das causas é melhor evitar o seu consumo.

Além disso, no caso do refrigerante, que é uma bebida totalmente dispensável não precisa ter aftas provocadas por ela para eliminar da sua dieta. Outra dica para evitar e tratar as lesões bucais é beber muita água por dia para manter o organismo hidratado.

Se as feridas são frequentes e você não consegue identificar qual a sua razão, é importante buscar ajuda médica, pois em alguns casos as aftas podem estar escondendo um problema mais grave. Já para tratar as aftas uma dica é beber suco de folha de couve, devido a sua ação anti-inflamatória.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!