PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ALIMENTOS INDICADOS PARA EVITAR A GENGIVITE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

ALIMENTOS INDICADOS PARA EVITAR A GENGIVITE

A gengivite é uma inflamação na gengiva, que pode incomodar muito dependendo de sua gravidade. O principal sintoma deste problema é o sangue quando se escova os dentes e tem como causa principal a má higiene bucal. Apesar de manter uma boa higiene bucal, existem ainda alguns alimentos indicados para evitar a gengivite. Confira abaixo algumas recomendações para evitar o problema, além dos alimentos mais indicados que podem ajudar neste processo.

7 Dicas e alimentos indicados para evitar a gengivite

1. Escove os dentes frequentemente e da forma correta, ao menos três vezes por dia, por dois minutos cada. Tome o cuidado de escovar os dentre a gengiva. Para isto, basta posicionar a escova de dente inclinada em relação aos dentes, de forma que uma metade escove a gengiva e a outra os dentes. É preciso sempre estar atento a este cuidado, pois é ali que a gengivite se inicia.

2. Crie o hábito de usar uma escova de dente elétrica, porque enquanto a escova manual acaba apenas com 48% das placas bacterianas, na escova elétrica este número chega a quase 90%.

3. Use o fio dental pelo menos uma vez ao dia, principalmente antes de dormir.

4. Sempre ande com uma escova de dente e pasta na bolsa ou local de trabalho, para não ter desculpas por não escovar os dentes após o almoço.

5. Realize uma limpeza dentária a cada seis meses, sendo uma forma de garantir que qualquer placa bacteriana foi removida completamente.

6. Consuma alimentos que são ricos em vitamina C, já que a carência desta vitamina em especial é uma das causas da gengivite. Lembre-se de consumir abacaxi, acerola e laranja.

7. Abandone vícios como cigarro e ingestão de bebida alcoólica, porque estas substâncias diminuem a quantidade de sais minerais e vitaminas necessárias para ter uma boca sadia.

Seguindo estas dicas simples, você não só conseguirá evitar a gengivite, como também diversos outros problemas bucais, como inflamações, aftas e cáries. As medidas são simples, mas determinantes para uma boa saúde bucal.

Qual a importância da alimentação?

Sua boca fica mais vulnerável a qualquer tipo de infecção de sua dieta alimentar estiver com poucos nutrientes que são essenciais ao corpo. No caso de uma criança, se ela não se alimentar corretamente, pode até ter o desenvolvimento dos seus dentes afetados. É preciso manter uma dieta rica em cálcio, flúor e fósforo, para ter dentes fortes e resistentes à formação de cáries, por exemplo.

A alimentação incorreta por resulta na formação da gengivite, já que alimentos que possuem um teor de carboidrato elevado, amidos e açucares contribuem para a produção de um ácido que forma a placa bacteriana, responsável por destruir o esmalte dos dentes. Quando for ingerir produtos que contenham muito amido ou açúcar, os consuma durante as refeições, não entre elas. Isso ajuda a evitar que os alimentos fiquem grudados nos dentes, diminuindo as chances da formação da placa bacteriana.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!