PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ALERGIA AO CHOCOLATE O QUE FAZER?

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

ALERGIA AO CHOCOLATE O QUE FAZER?

Embora para muitas pessoas possa parecer difícil ficar sem comer chocolate, a verdade é que os indivíduos com intolerância à lactose devem se manter longe deles. No entanto há alternativas e respostas à pergunta alergia ao chocolate o que fazer?

Normalmente, quem tem alergia ao chocolate pensa que a questão pode estar apenas associada à lactose, pois os chocolates costumam contar com leite. No entanto, existem outras substâncias nesses produtos que possuem as mesmas chances de serem os causadores da alergia, como é o caso das nozes, castanhas e amendoins.

O glúten do trigo também pode ser o responsável, pois, inclusive, nos ovos de Páscoa costuma-se fazer uma pasta com farinha de trigo ou amido de trigo, podendo ainda ser cevada ou malte. A soja também pode ser o motivo da alergia ao chocolate, sendo que a lecitina de soja é um estabilizante muito comum em chocolates e em diversos outros produtos.

Já o milho está na receita, especialmente, dos chocolates brancos, sob a forma de xarope de milho. Outra substância que também pode causar problemas é a cafeína, que embora esteja em pequenas concentrações, está mais presente nos tipos amargos e meio amargos.

Por fim, todos os produtos químicos que entram na composição dos chocolates podem ser ruins para a saúde, como os corantes, conservantes, aromatizantes, essências e outros.

Mais dicas sobre alergia ao chocolate o que fazer?

O primeiro passo é identificar a que alimento ou substância a pessoa tem alergia, assim, poderá encontrar mais facilmente opções para consumir. No caso da alergia ser a lactose, a melhor opção são as versões de chocolate amargo e meio amargo, os quais são mais saudáveis também, já que possuem mais cacau e menos açúcar e  gordura hidrogenada.

Os chocolates que substituem o “leite de soja” pelo leite convencional também é uma alternativa. Já quem tem alergia à soja deve ler as letras minúsculas e procurar produtos sem o estabilizante e quem não pode comer nozes e similar deve fazer o mesmo, pois até os produtos sem o alimento podem ter sido processados em máquina onde foram feitos outros com a oleaginosa.

Por sorte, essa informação costuma estar estampada no rótulo. Dificilmente a alergia vai ser do cacau como alguns podem pensar, uma vez que nos chocolates industrializados o que menos tem é cacau. Para complicar, eles também contem agentes farmacológicos, como a feniletilamina e a teobromina.

Embora não causem efeitos alérgicos, a teobromina pode provocar tremores, insônia, ansiedade, inquietude e aumento do volume de urina. Já a feniletilamina pode ser a responsável pelas enxaquecas.

Por mais que as pessoas se chateiem em não poder comer chocolate, a verdade é que o produto não é o mais saudável que existe, pois está cheio de substâncias que podem não fazer bem. Assim, a redução do seu consumo é indicada a todas as pessoas.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!