ALERGIA A PRODUTOS DE LIMPEZA – O QUE FAZER?

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

ALERGIA A PRODUTOS DE LIMPEZA – Muitas pessoas tem alergia a produtos de limpeza, o que não é de se estranhar, já que eles possuem muitas substâncias químicas fortes e que transformam os desinfetantes, detergentes, limpa tudo e similares em verdadeiras bombas. Essas alergias podem se manifestar na pele ou nas vias respiratórias, sendo que nem sempre é preciso entrar em contato direto com a substância, bastando inalá-la.

Entre os que mais causam complicações estão os detergentes, os amaciantes de roupa, o sabão em pó, os desinfetantes e a água sanitária. Na pele, o problema mais comum de alergia a produtos de limpeza são as dermatológicas ou dermatites de contato. Quando esses produtos afetam as vias respiratórias, entretanto, o mais comum são o desencadeamento de rinites, sinusites, bronquites e até asmas brônquicas.

grey ALERGIA A PRODUTOS DE LIMPEZA   O QUE FAZER?

Diante disso, existem alternativas para quem tem alergia a produtos de limpeza, como as receitas caseiras para limpar a casa que podem alcançar resultados ainda mais eficientes. A indústria da limpeza fez com que as pessoas acreditassem que apenas os seus produtos fossem bons para eliminar bactérias e tirar a sujeira, desmerecendo a forma como se limpava antes deles aparecerem.

Alternativas para quem tem alergia a produtos de limpeza

Como limpar a casa sem o uso de produtos industrializados é possível, assim como as nossas avós faziam. O bicarbonato de sódio, por exemplo, é muito eficiente para limpar a casa, ao mesmo tempo em que praticamente eliminada a ocorrência de alergias. Embora não tenha ação desinfetante, o bicarbonato desengordura fogões, pias, paredes e elimina o mau-cheiro de dentro da geladeira.

Já para eliminar bactérias, a melhor forma de como limpar a casa é fazendo uso do vinagre branco, inclusive na hora de limpar o banheiro. Mesmo alguns produtos industrializados mais simples são menos abrasivos para a saúde, como é o caso do sabão de coco em pó, líquido ou em barra, que é usado para lavar as roupas e para a limpeza da louça, substituindo os detergentes comuns.

É possível encontrar grupos que fabricam de modo caseiro os sabões, sendo uma alternativa para se livrar das opções industrializadas. Já para substituir os desinfetantes e a água sanitária, os detergentes biodegradáveis e o álcool são boas opções, além de possuírem cheiros mais suaves.

Até mesmo o limão é uma alternativa na hora de remover sujeiras difíceis e a glicerina é uma aliada na hora de enfrentar o mofo. Mesmo quem não tem alergias pode aderir a esses produtos que não provocam problemas à saúde, pois além de se prevenir de futuras alergias, eles costumam ser mais baratos e prejudicam menos o meio ambiente.




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!