AFTA – O QUE É, COMO TRATAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

AFTA – Muitas pessoas sofrem com as aftas, não só quando comem alguma coisa que cai mal no estômago ou quando estão estressadas, e sim, manifestam-se com mais frequência. No entanto, é possível saber como resolver o problema, ao conhecer os tratamentos para afta.

grey AFTA   O QUE É, COMO TRATAR

Afta – O que é e como tratar

As aftas são lesões pequenas, porém, muito dolorosas que aparecem no interior da boca. Elas também são chamadas de úlceras e podem surgir em qualquer lugar da cavidade oral, como a língua, lábios, gengiva e garganta.

As aftas são ovais, esbranquiçadas (às vezes amareladas), rasas e limpas, isto é, não possuem pus, bactérias ou outros sinais de infecção. Podem ser únicas ou múltiplas, muito pequenas ou maiores. Não são contagiosas.

Causas das aftas

Existem vários motivos que levam o surgimento das aftas, no entanto, as suas causas reais ainda não estão claras para a medicina. No entanto, parecem estar relacionadas a desbalanços no sistema imunológico. São muitas as situações que podem desencadeá-las, confira as mais comuns:

- Traumas locais, como mordidas acidentais
- Estresse psicológico
- Poucas horas dormidas
- Bactéria que causa úlcera gástrica (Helicobacter pylori)
- Creme dental que possua sódio-lauril-sulfato
- Refluxo gastroesofágico
- Alimentos como chocolate, café, refrigerantes, tomate e abacaxi
- Cigarro
- Mudanças hormonais do ciclo menstrual
- Deficiência de minerais e vitaminas, entre elas, B12, C, zinco, ferro ou ácido fólico
- Anti-inflamatórios, entre eles, Rapamicina, Metotrexate, Aspirina e Atenolol
- Dormir logo após comer

Tratamentos para afta

Não existem tratamentos para afta específicos, por isso, é necessário encontrar o seu fator desencadeante, o qual deverá ser tratado. Há também tratamentos que visam acelerar o processo de cicatrização já que as aftas podem perdurar por até duas semanas.

Médicos podem receita pomadas, mas que servem apenas para a cicatrização, aliviando as dores que causam. Há também receitas caseiras, mas é preciso cuidar para que elas não piorem a situação, de acordo com os seus ingredientes.

Uma forma simples de como tratar aftas é bochechar uma solução contendo uma colher de leite de magnésia ou bicarbonato de sódio diluído em um copo de água. Diluir água oxigenada em água comum e aplicar com cotonete diretamente na úlcera é outra maneira de como tratar aftas em casa. Por outro lado, não faça contato direto com substâncias abrasivas puras, como álcool ou bicarbonato em pó, o que pode irritar a úlcera e piorar o quadro. Quando usar diluições para bochechos, cuspa sempre e nunca engula.

Outras dicas para tratar aftas em casa

- Aplicar um saquinho de chá preto sobre a afta. Já que esse chá contém tanino, uma substância adstringente, a dor pode ser aliviada.
- Bochechos de água morna com sal ajudam a desinfetar a afta e acelerar a cicatrização da úlcera.
- Mascar um cravinho-da-índia, que graças as suas propriedades antissépticas e analgésicas, evitam a piora do quadro.
- Beber quatro colheres de iogurte natural por dia, pois esse alimento auxilia no fortalecimento das defesas naturais do corpo.




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!