PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





5 DICAS PARA TER SUCESSO NO DESFRALDE NOTURNO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê

Um dos maiores dilemas da maternidade é acertar no desfralde noturno da criança, ou seja, fazer o bebê passar a noite sem usar fraldas. Ao colocar em prática as 5 dicas para ter sucesso no desfralde noturno, você terá condições de evitar traumas para o seu filho, além de diminuir a chance de ocorrência de muitos episódios de acidentes com xixi na cama.

5 dicas para ter sucesso no desfralde noturno

1. Atenção à idade

Não existe nenhuma idade exata para dar início ao desfralde. Por isso, você deve ter apenas o cuidado de não passar dos quatro anos de idade. Após essa idade, se a criança ainda não tiver controle sobre suas necessidades fisiológicas, ela pode sofrer consequências emocionais.

5 DICAS PARA TER SUCESSO NO DESFRALDE NOTURNO

2. Sem pressão

É bom não forçar a eliminação da fralda, como tentar o desfralde antes mesmo que a criança saiba andar com firmeza ou tenha coordenação motora para se abaixar e levantar. Dar início ao desfralde antes da hora pode resultar em uma frustração desnecessária.

Uma boa forma de fazer o desfralde noturno é avaliar o momento em que seu filho controla melhor o músculo da bexiga. Assim, em vez de fazer xixi várias vezes em pequenas quantidades, o bebê passará a fazer em intervalos e quantidades maiores. Já é uma brecha para passar a levá-lo no banheiro e colocar a fralda após a tentativa. O ideal é que o desfralde noturno só seja feito a partir do momento em que a criança já estiver passando o dia todo sem fraldas.

3. Sintonia em casa

Espere toda a família estar numa boa fase para iniciar o desfralde, pois ele vai exigir paciência e dedicação por um bom tempo, já que é comum a ocorrência de acidentes. Se alguém da família estiver com problemas no trabalho ou outro tipo de dificuldade, espere o momento melhorar, uma vez que a criança precisará de apoio e segurança, dependendo de pais dispostos e equilibrados. O mesmo vale para a criança. Desse modo, evite começar o desfralde, por exemplo, na primeira semana de aula ou quando algo grandioso estiver para acontecer, como a chegada de um irmão.

4. Paciência

Comece explicando, com cuidado e carinho, que a criança ficará sem a fralda durante a noite, de mesmo jeito que já fica no decorrer do dia. Tente levar a criança ao banheiro com intervalos de 40 minutos inicialmente, durante o dia.  Aproveite um feriado prolongado ou período de férias dos pais para iniciar o processo, podendo dar mais apoio e acompanhar a criança sempre que ela tiver necessidade de ir ao banheiro. Jamais comece o desfralde no inverno, visto que as roupas são mais leves e fáceis de tirar no caso de algum incidente no verão.

Nunca demonstre irritação ou frustração quando um vazamento inesperado ocorrer. Lembre-se de trocar a roupa com paciência, incentivando o bebê para que, na próxima vez, consiga chegar ao banheiro a tempo. Diga ainda que você confia na criança e está ali para ajudá-la. Brigar com a criança por algo que ela ainda não controla só vai piorar a situação.

5. Uso de acessórios

Acessórios como o redutor de assento ajudam muito nessa fase, proporcionando o aprendizado da criança já no local correto onde ela precisa aprender a usar o banheiro. Mesmo que você comece a transição com um penico ou troninho, será necessário mudar para o vaso sanitário mais tarde. O redutor poupa também os pais da necessidade de limpar o penico a cada uso.

Quanto mais preparado você estiver, mas fácil será o processo de desfralde durante a noite. Por isso, as 5 dicas para ter sucesso no desfralde noturno são essenciais!

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!