PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





5 DICAS PARA SER MENOS WORKAHOLIC

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos ,Mercado, Negócios e Empresas

5 DICAS PARA SER MENOS WORKAHOLIC – Workaholic é como se chamam as pessoas viciadas em trabalho, no sentido de trabalhar compulsivamente. Por mais que para alguns profissionais isso seja considerado uma qualidade de sua personalidade, a verdade é que o dependente do trabalho pode provocar a si mesmo uma série de danos. Se você é um desses, nesse artigo poderá conferir 5 dicas para ser menos workaholic e ter uma qualidade de vida muito melhor.

É comum que jovens que estão iniciando a sua carreira profissional se tornam viciados em trabalho, a fim de “vencer na vida”, “mostrar trabalho” e para serem recompensados. Porém, assim como tudo em excesso faz mal, até mesmo o trabalho realizado de forma compulsiva atrapalha a vida de uma pessoa.

5 DICAS PARA SER MENOS WORKAHOLIC

Embora os resultados apareçam em longo prazo, em determinado ponto dificilmente poderão ser revertidos. O workaholic costuma ter apenas o seu trabalho como interesse de sua vida, ao menos recebe um grande grau de importância, em detrimento dos demais aspectos. Por mais que o trabalho seja uma forma de sustento que exige dedicação, o viciado em trabalho não “desliga” nunca de suas atividades, podendo prejudicar a relação com a família e mesmo nem ter vida social.

5 Dicas para ser menos workaholic e ter mais qualidade de vida

1. Admitir o problema

Para saber como não ser um workaholic, é preciso em primeiro lugar que a pessoa admita que é um viciado em trabalho, sem usar a desculpa do prazer ou da necessidade para nunca se desconectar das suas tarefas. Entre as dicas para ser menos workaholic uma delas consiste em definir uma hora de saída do trabalho.

2. Definir um horário

É comum que as pessoas que trabalhem por conta, como os freelancers, se tornem trabalhadores compulsivos e só vão perceber isso quando as relações interpessoais e a própria saúde está sendo afetada. É normal que os colegas de trabalho, quando existirem, estejam acostumados com o seu expediente mais longo. Por isso, é preciso avisar a eles sobre a sua mudança, que estará disponível apenas até determinado horário.

3. Fugir do trabalho nas horas vagas

Outra forma de como ser menos workaholic é se esforçar para se desconectar realmente do trabalho, evitando olhar e-mails ou fazer outra atividade ligada a sua profissão após o expediente.

4. Fazer atividades extras

Quem decide aprender como não ser um workaholic deve, ainda, se dedicar a novas atividades, como exercícios físicos, um curso de idiomas ou outro que não esteja atrelado à profissão, encontrar os amigos, visitar a família, se dedicar aos filhos, dar atenção à esposa ou marido, sair com a namorada(o), etc. A regra é encontrar alguma coisa que lhe dê prazer além do trabalho e com a qual você possa se distrair.

5. Exercitar o relaxamento

No começo pode ser difícil de dar esses passos aparentemente simples, porque a pessoa viciada em trabalho não está acostumada a relaxar. O importante é determinar alguns minutos do dia (pode ser ao acordar pela manhã ou antes de dormir) para o relaxamento do corpo e da mente. As técnicas são muitas e podem ajuda-lo a melhorar o foco e a concentração, além de aliviar o estresse do dia-a-dia.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!