PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





5 DICAS PARA FAZER UM BOM TEST DRIVE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Carros

5 DICAS PARA FAZER UM BOM TEST DRIVE

Todo consumidor tem o direito de realizar um test drive no veículo antes de comprar um carro zero. Portanto, já é de praxe que as montadoras cedam às concessionárias um carro de cada modelo para que o cliente tenha a oportunidade de experimentá-lo antes de optar por qual modelo vai comprar. Pensando nisso, que tal conhecer 5 dicas para fazer um bom test drive?

O ideal é que ninguém jamais compre um carro sem fazer antes um test drive. Mais do que isso, você precisa saber exatamente o que deve avaliar durante o test drive, para que o teste seja proveitoso. Sendo assim, confira.

5 dicas para fazer um bom test drive

1. Exerça o seu direito de consumidor

Como testar não é compromisso de compra, lembre-se de pedir para testar um carro em qualquer concessionária, sem que a compra do veículo esteja associada à ação. Muitas concessionárias podem tentar usar o test drive como argumento para a venda, fazendo com que o consumidor se sinta na responsabilidade de comprar o veículo depois de ter testado um modelo similar. Porém, trata-se de um estratégia para venda, visto que tal compromisso não existe.

2. Avalie o seu conforto

Não esqueça que o carro novo pode ser usado por você e sua família por um bom tempo. Portanto, regule os bancos e espelhos ao guiar o veículo, pois você precisa se sentir confortável. Observe se a condução é dura ou macia, assim como o quanto a suspensão isola o motorista do piso. Você pode perceber isso ao notar se as falhas do asfalto são muito evidentes, ou se o carro apresenta fácil controle quando passa por elas. Por mais atrativos que sejam carros esportivos, eles costumam acentuar pequenas falhas.

3. Fique atento à resposta da aceleração

Saber se a aceleração responde bem é a forma que o consumidor tem de avaliar a potência do motor e da transmissão. Se você testar um veículo mais potente do que o que tem atualmente, perceberá facilmente a diferença. Avalie se tem dificuldade em acelerar, se o acelerador é mais leve ou mais pesado. Também preste atenção em quanto tempo o carro mostra que é necessária a troca de marcha, comparando modelos de motorização semelhantes.

4. Preste atenção nos freios

Essa é uma parte dos veículos difícil de ser avaliada sem a ajuda de um profissional, mas você pode prestar atenção em alguns pontos durante o test drive. Veja se os freios respondem bem aos seus comandos ou se dão trancos ao serem acionados. Você pode testar isso pressionando os freios com mais força ou mais leveza. A recomendação é que a frenagem seja progressiva e macia, de forma que a parada não seja muito demorada ou brusca.

5. Verifique se a direção proporciona uma resposta equilibrada

Se você tem um carro com direção mecânica e vai fazer test drive em modelos com direção hidráulica ou elétrica, perceberá uma leveza ainda maior na hora de manobrar, pois a diferença é muito significativa. Outro ponto a avaliar é se você precisa fazer leves correções na direção quando se atinge uma certa velocidade. O ideal da direção é que ela seja fácil de controlar e manobrar, sem responder muito rápido ou muito devagar, e sem tornar necessário um giro muito grande do volante para que a manobra seja realizada.

Ao aplicar nossas dicas, você será capaz de ter mais êxito ao escolher seu carro após fazer um test drive levando em conta diversos fatores importantes para a direção do automóvel.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!